Youtuber brasileiro mostra quanto ganha com day trade após ser acusado de vendedor de curso

Criador do canal diz que ganha o suficiente, mas que tem prazer em ensinar

Youtuber brasileiro mostra quanto ganha com day trade após ser acusado de vendedor de curso
Youtuber Murilo Voznak explicando as dificuldades na profissão day trading. (Imagem: Reprodução/Youtube)

“Viver de day trade é foda para caramba”. A fala é do trader Murilo Voznak em um vídeo publicado no mês passado no ‘Curinga Econômico’, canal no Youtube que ele mantém desde 2012. Nele, Voznak revela as dificuldades na atividade de day trading, jogado um balde de água fria, principalmente em quem deseja seguir a profissão.

“Vamos falar se é possível ou não viver de day trading. Eu acho que muita gente vai ficar decepcionada”, disse o youtuber a seus 337 mil seguidores.

O vídeo é intitulado ‘Viver de day trade é impossível — o fim do curinga econômico’. Na capa, uma thumbnail chamativa com os dizeres “Trader do Youtube revela que vive de curso”.

Voznak explica as dificuldades, as perdas que a maioria dos youtubers que falam do tema não revela para poder vender cursos na área.

Ele pede que as pessoas não coloquem todo mundo no mesmo barco, porque tem muito trader que gosta de ensinar.

“Eu gosto de ensinar, eu sou assim. Não é pra vender curso, é porque eu gosto”.

Conforme explicou, seu objetivo nunca foi ser um influencer, um youtuber; o foco era apenas educar as pessoas, assim como seus pais, que são professores.

“Eu nunca pensei aqui isso afetaria minha vida como trader, nem como investidor, nem nada. Nunca pensei dessa forma”, disse.

Segundo ele, tem um monte de gente vendendo curso de day trade que não sabe operar e que realmente não conhece o mercado. Por outro lado, ele cita outros traders experientes no mercado que também são criticados como ele, mas que ganham dinheiro com a profissão, não com a venda de cursos.

“O problema pode estar em você”, disse, direcionando-se aos críticos, sugerindo que a atividade não é para qualquer um.

Segundo Murilo, ele é formado em Economia, já trabalhou em vários bancos no Brasil e aprendeu a profissão sozinho — “apanhando”, revelou. Por isso, disse, que gosta de ensinar.

Day Trading é ‘tomar pancada’

Ele disse que vender um curso a R$ 300 não supera seus ganhos operando, mas que é uma verdadeira batalha.

Ele resolveu contar então a luta que é para ter sucesso no day trading e expor a quem quer seguir a profissão de day trader que ele “vai tomar pancada”. Dito isso, a pessoa pode acabar como o Murilo de hoje, bem financeiramente, ou como o de um tempo atrás, quando ele alega que perdeu tudo.

Cursos de day trading

Murilo explicou que durante uma live teve um insight acerca de algumas críticas

Por meio delas, as pessoas sugeriam que ele e outros estariam no Youtube para vender cursos, para ganhar dinheiro “ensinando e não operando”, pois a atividade de day trade não daria “consistentemente para ganhar dinheiro” .

“Pra mim chegou num limite. Eu acho que tenho que falar sobre isso. É melhor ser agora do que ficar postergando”, disse, acrescentando que aquilo o estaria impactando muito. Disse também que tais comentários bateram muito forte e que por isso ele queria mostrar a verdade.

“Hoje foi a primeira vez que eu pensei como todas aquelas pessoas que me julgam. “Cara por quê que eu tô fazendo isso?”, se questionou.

Ele descreveu tais críticas:

“Se você ganha dinheiro mesmo com day trade por que você está aí, fazendo vídeo pro Youtube, gastando seu tempo, fazendo live?. Se vivesse mesmo de day trade você estava operando”, detalhou.

Foi quando Murilo afirmou que apesar de ganhar dinheiro com cursos (argumentando que é justo porque precisa dar suporte aos alunos) ele mostra que é possível ganhar muito dinheiro no day trading — e mostrou uma tela com seus ganhos no mês de abril, de cerca de R$ 60 mil.

Mas pra isso, disse, tem que investir dinheiro, criar ativos, comprar imóveis, investir em ações… Ele assumiu que por melhor trader que fosse, já fez escolhas erradas e chegou a perder tudo.

Eu tomei uma pancada tão forte que pensei, caraca eu não quero mais fazer isso”, relatou.

“Quando eu voltei, me mostrei um trader muito foda porque eu consegui me recuperar”, acrescentou.

“Ganhar, às vezes não é pra você”

Morando hoje em Portugal, Murilo disse que sua queda financeira aconteceu quando ainda morava no Guarujá, litoral de São Paulo. A fase, disse, “foi muito difícil, sem dinheiro’, mas que conseguiu se levantar.

“Alguém tem que ser sincero com a galera toda que tá na internet… Nem todo mundo vai conseguir ganhar; às vezes não é pra você”, disse.

“Tudo vai depender da pessoa: “ O seu caminho pode ser bom ou ruim. Tudo depende de você, de como vai trabalhar, do que você planta”.

Para exemplificar, ele cita os feitos do corredor Usain Bolt, considerado o mais rápido do mundo. Murilo disse que vê a performance do atleta e diz “dá pra fazer, mas não sei se eu consigo fazer”.

A ‘maratona’ que é para ter ou não sucesso com day trading ele descreve da seguinte forma;

“Você vai ter que criar ativos, vai tomar pancada, vai ganhar, vai perder, alguns meses vai muito bem, outro você vai muito mal, vai quebrar provavelmente mais de uma vez”, disse.

“Eu já quebrei operando dólar, ações, me levantei operando ações, já quebrei nas binárias, me levantei, no forex já quebrei mais de uma vez, já quebrei conta, fiz copy trading deu tudo errado — foi um dos maiores arrependimentos… Cara, é a vida. É assim que funciona o day trade”, acrescentou.

Em outro ponto ele alerta: “E sempre vai ter que pensar: “Amanhã pode dar tudo errado”.

Os tempos mudaram

Murilo ainda cita que já existiu um momento em que os traders queriam mesmo ensinar as pessoas, sem esse negócio de venda de curso, pois queriam de verdade compartilhar conhecimentos. “Pessoas que ajudavam os outros”.

Ele pede que as pessoas não coloquem todo mundo no mesmo barco, porque tem muito trader que gosta de ensinar. “Eu gosto de ensinar… Eu sou assim. Não é pra vender curso, é porque eu gosto”.

“Eu vivo de day trading. Tá explicado. Não me perguntem de novo”, concluiu.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br