Visa Suspende Diversos Provedores de Cartões de Débito de Bitcoin

Vários prestadores de cartões de débito pré-pagos de criptomoedas suspenderam o serviço de forma abrupta. As empresas afetadas incluem Bitwala, Cryptopay, Wirex e TenX.

Esses serviços permitem aos indivíduos gastar criptomoedas – predominantemente Bitcoin – em estabelecimentos tradicionais através de um cartão de débito emitido por um dos principais fornecedores, Visa e MasterCard.

Falando aos seus clientes no Twitter, as empresas afetadas disseram que o movimento é o resultado de ações do emissor do cartão, que estava agindo em nome da Visa Europe.

Um tweet da TenX, com sede em Singapura, identifica o emissor do cartão como o WaveCrest baseado em Gibraltar. Não está claro se o WaveCrest era o provedor de todas as empresas acima mencionadas. Certamente, é o que parece.

Os usuários de outros serviços de cartão de débito de Bitcoin relataram receber e-mails da WaveCrest informando-lhes que tiveram que fechar todos os cartões de débito WaveCrest com efeito imediato. O e-mail diz:

“Nós, WaveCrest, somos o emissor do seu cartão Visa Prepaid, do qual você se inscreveu por meio de um dos nossos parceiros do programa. A Visa hoje nos instruiu que devemos fechar todos os cartões Visa Prepaid emitidos pela WaveCrest com efeito imediato”.

O e-mail continua dizendo que o cartão emitido pela WaveCrest não funcionará mais, embora os fundos dos usuários permaneçam seguros com o provedor de carteira digital.

Uma declaração da Visa Europe obtida pelo repórter da Daily Beast, Joseph Cox, disse que a ação foi tomada devido ao “não cumprimento” da WaveCrest com os regulamentos de adesão da VISA.

O site TNW telefonou para os escritórios de Gibraltar da WaveCrest e as chamadas não foram respondidas, e o telefone de resposta disse que o escritório estava fechado.

Este movimento atrapalhou uma indústria próspera, com vários players importantes. Também teve consequências terríveis para os usuários, muitos dos quais dependem desses serviços para os gastos do dia-a-dia. Alguns usuários no Twitter estão supostamente encalhados no exterior sem fundos.

O site TWD contatou a Bitwala, Cryptopay, Wirex, Xapo e Visa Europe para comentários e esclarecimentos.

A Visa Europe disse ao TWD:

Podemos confirmar que a adesão Visa da WaveCrest está sendo encerrada devido à não conformidade contínua com nossas regras de operação. Todos os programas de cartão Visa da WaveCrest serão fechados como resultado.

”A Visa possui outros programas de cartões aprovados que utilizam fundos fiduciários convertidos em criptomoedas em várias jurisdições. O encerramento da associação Visa da WaveCrest não afeta esses outros produtos.

A Visa está comprometida com a segurança de seu ecossistema e o cumprimento das regras de operação da Visa é fundamental para garantir a segurança e a integridade do sistema de pagamento Visa. Os programas de cartão de nossos emissores devem cumprir com os nossos regulamentos de associação, bem como todas as leis aplicáveis.

Em sua declaração, a Visa deixa claro que não é uma repressão às criptomoedas, mas sim ação contra uma empresa que quebrou suas regras.

Um representante da Bitwala também entrou em contato com o TNW:

A mudança veio muito de repente, o que não nos deu tempo para notificar adequadamente nossos clientes. Agora, assegurá-los é a nossa primeira prioridade. A decisão também simboliza que a Visa, e por procuração de outras corporações financeiras tradicionais, não está disposta a atender a crescente economia de cripto. Isso, por sua vez, nos motiva a prosseguir com a nossa visão de construir um primeiro banco de criptomoedas que fornece um cartão de débito de bitcoin com serviço ininterrupto.

Leia também: Bitcoin e Altcoins Operam em Alta; Valor de Mercado Chega a US$ 800 Bilhões

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br