Visa lança rede B2B com tecnologia blockchain para transferências internacionais

A Visa anunciou na terça-feira (11) o lançamento do ‘Visa B2B Connect’, um sistema de pagamentos que possui bases da tecnologia blockchain, desenvolvido para facilitar as conexões bancárias diretas. ‘B2B’ é a sigla para os termos ‘business-to-business’, em inglês, que significa ‘de banco para banco’.

Segundo a Reuters, a empresa, que é uma das maiores bandeiras de cartões do mundo, agora vai acelerar seu projeto de transferências internacionais.

De acordo com a reportagem, Kevin Phalen, vice-presidente global da Visa Business Solutions, disse que o novo produto vai se tornar uma marco no setor.

Para ele, o B2B da Visa vai acelerar a evolução de como os pagamentos comerciais se movimentam pelo mundo.

“Ao criar uma solução que facilita transações diretas entre bancos, estamos eliminando o atrito associado aos principais pontos problemáticos da indústria”, disse Pahlen.

Segundo a Forbes, a Visa movimentou US$ 11,2 trilhões no ano passado em mais de 200 países, com operações que foram desde um simples café a carros e outros bens, e agora está de olho em um mercado ainda maior.

“A Visa parece fazer tudo em grande escala”, diz a reportagem.

Conforme publicou a Forbes, a empresa diz que está entrando em um mercado de US$ 125 trilhões e usando tecnologia blockchain para tornar esses pagamentos mais rápidos, mais baratos e mais transparentes.

Atualmente, a maioria dos pagamentos transfronteiriços é feita através do Swift (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais).

“Os trilhos B2B Connect são novos, então a Visa não está alavancando os trilhos de cartões de crédito, mas sim sua vasta experiência em áreas como pagamentos complexos, segurança cibernética e conformidade”, comentou a reportagem da Forbes.

Sistema é centralizado

O Visa B2B Connect não é um sistema totalmente baseado na tecnologia blockchain, mas sua base tecnológica depende do Hyperledger Fabric, uma estrutura blockchain de código aberto hospedada pela Linux Foundation.

Ao contrário dos blockchains baseados em criptomoedas o novo produto da Visa não é descentralizado e a gigante dos pagamentos tem total controle sobre ele.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!