Venezuela Criará Moeda Digital ”El Petro”, Anuncia Maduro

Nicolás Maduro, o presidente da Venezuela, anunciou neste domingo que o país criará uma moeda digital nacional e que será inspirada no bitcoin, segundo a reportagem do G1, postada na noite deste domingo. Seu nome será ”El Petro”.

Segundo Maduro, a moeda será respaldada nas reservas de diamante, petróleo, ouro e gás da Venezuela. Além disso, ela se diferenciará das moedas digitais pois será controlada e emitida por um país e atrelada a bens físicos.

“A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, detalhou Maduro.

Até o momento não se tem informações de como e nem quando a moeda passaria a circular.

Inflação na Venezuela

A inflação na Venezuela vem crescendo de forma assustadora em meio à crise econômica, política e social que o país enfrenta.

Os preços subiram 741% em relação ao mesmo período de fevereiro de 2017, de acordo com estimativas do congresso liderado pela oposição, citadas pela Trading Economics. Em dezembro de 2016, a taxa de inflação atingiu um máximo histórico de 800%.

A taxa anual de inflação foi em média de cerca de 32,47% de 1973 a 2017, de acordo com os dados da Trading Economics.

O gráfico abaixo mostra a taxa de inflação da Venezuela entre os anos 1970 e 2017.

Como medida para fugir da inflação, muitos venezuelanos recorrem a criptomoedas como o bitcoin para fugir da crise.

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!