“Vejo o Bitcoin como um zumbi andando”, diz presidente de gestora de investimentos dos EUA

(Foto: Shutterstock)

“Eu vejo o bitcoin como um  zumbi andando”. Foi desta forma que Peter Mallouk, presidente e diretor de investimentos da Creative Planning Inc., uma empresa gestora de patrimônio dos EUA, descreveu a criptomoeda em um artigo publicado pela Forbes nesta sexta-feira (07).

Mallouk, cuja empresa com sede em Kansas (EUA) administra US$ 32 bilhões em ativos, acredita que as mais recentes quedas no preço do bitcoin o deixou em um “redemoinho da morte”.

“A recente queda abrupta pode ser o começo de seu inevitável e cruel caminho para a morte”, disse o diretor, acrescentando que isto é uma prova de que o fim está próximo.

Declaradamente cético às criptomoedas, o executivo disse que a ilusão dos compradores do BTC é tão grande que eles não percebem que seu ‘bezerro de ouro’ é inútil.

Mallouk disse que as futuras gerações vão ler sobre a moeda em livros de finanças e provavelmente irão encontrar temas muito relevantes.

O presidente também disse quando isso acontecer, os fanfarrões não saberão aonde enfiar a cara — certamente aqui há indiretas a personalidades do setor que com frequência saem nas mídias exaltando o Bitcoin.

“Infelizmente, para eles o final pode não ser tão bonito o quanto eles esperam”, escreveu.

Em meados de novembro, o executivo já havia dito que o bitcoin cairia a zero e que tudo que se referisse a criptomoedas seria especulação e fraude, segundo reportagem do Bloomberg.

Apenas blockchain é um grande negócio

Apesar de sua aversão ao bitcoin, Peter Mallouk ressaltou que blockchain é uma tecnologia revolucionária que pode gerar uma grande mudança no sistema bancário tradicional e na cadeia de suprimentos.

Contudo, o diretor alerta os investidores e entusiastas do bitcoin que mesmo com o sucesso dessa revolução tecnológica, no que se refere à eficiência de um blockchain, o BTC “fadado ao fracasso” não estará salvo.

“Não se engane, a [tecnologia] blockchain é o verdadeiro negócio. Mas isso não significa que por ela estar criando um novo paradigma, o bitcoin ganhe o mesmo conceito.

Falhas do bitcoin

Segundo Mallouk, o bitcoin tem sérios problemas fundamentais que os levará à morte. Dentre eles, o executivo citou as transações especulativas, falta de regulamentação e falta de resistência ao longo do tempo.

Ele concluiu que o bitcoin é incomparável a qualquer outra moeda.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!