US$ 170 Milhões: BitGrail Perde 17 Milhões de Nano (Raiblocks)

BitGrail era a quinta exchange com maior volume de XRB, antiga Raiblocks que foi renomeada pra Nano.

A equipe do Nano Core foi informada pelo proprietário da BitGrail, Francesco “The Bomber”, Firano, da perda na quinta-feira.

No blog da BitGrail,  eles relatam que a falha parece estar relacionada ao software da BitGrail. Em uma mensagem privada, Firano alegadamente indagou sobre a possibilidade de modificar o blockchain com a finalidade de cobrir suas perdas, mas a equipe de desenvolvimento respondeu que essa linha de ação: “Não é possível, nem é uma direção que possamos buscar “.

As postagens do blog então fazem acusações sutis sobre a legitimidade do hack, afirmando que:

Nós agora temos motivos suficientes para acreditar que Firano tem induzido ao erro o Nano Core Team e a comunidade em relação à solvência da exchange BitGrail por um período significativo de tempo.

A equipe acrescenta que as investigações criminais estão em andamento:

“Nosso time entrou em contato com a polícia e estamos cooperando plenamente com a aplicação da lei sobre este assunto … Estamos preparando todas as informações que temos sobre o assunto, como entradas no blockchain, capturas de tela e registros de bate-papo”

Após a perda do XRB, a Bitgrail reivindicou insolvência e não está em operação, enquanto fontes não oficiais afirmaram que a empresa já estava insolvente meses antes. A fonte em questão afirma ter descoberto que a conta a partir da qual os fundos do usuário supostamente foram perdidos, (BitGrail Representative 1), teve várias transações de grandes números (por exemplo, 3000, 5000, 8000 XRB) para a exchange Mercatox. E descrevem esse comportamento como suspeito, acrescentando que:

“Certamente, não parece orgânico”.

Após o acontecido, a Nano despencou 20% em poucos minutos. No momento, está estabilizada em torno dos US$ 9,50.

 

Nano (XRB) era anteriormente conhecida como RaiBlocks. Ele usa um protocolo DAG semelhante ao IOTA, com taxas zero e vantagens de escalabilidade. Existe uma supply máxima de 133 milhões de moedas que estão em circulação, fazendo com que essa perda represente mais de 10% do total.

Os usuários da exchange haviam relatado problemas antes do evento, com muitos esperando a aprovação do seu registro de identidade. Muitos usuários também relataram ser incapazes de retirar sua XRB da exchange. A BitGrail tinha sido uma escolha popular para investidores da Raiblocks, como uma das primeiras empresas a nergociar a moeda.

Leia Também: Tudo sobre Raiblocks, a Moeda que cresceu 14.000% em 30 dias

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!