Banco Central da Ucrânia Pretende Regular Criptomoedas

0

O Banco Nacional da Ucrânia, o banco central do país, indicou que pode regular o uso de criptomoedas.

Enquanto um esboço claro para a iniciativa ainda não está pronto, no último anúncio, o banco central disse que as implicações legais das criptomoedas serão discutidas no próximo Conselho de Estabilidade Financeira da Ucrânia no final de agosto.

A decisão ocorre no momento em que a Ucrânia está vendo a atividade do bitcoin crescendo, desde pagamentos, mineração até o desenvolvimento de blockchains.

Leia Também: Nova Regulação de Criptomoedas na Coreia do Sul Bane o Marketing Multinível

Além disso, recentemente também houve um episódio de incerteza regulatória que levou a aplicação da lei e medidas foram tomadas para repreender os usuários de bitcoins.

Há apenas alguns dias, a polícia ucraniana prendeu vários suspeitos que alegadamente criaram 200 computadores para minerar bitcoins em uma piscina abandonada dentro de um instituto estadual em Kiev.

De acordo com a mídia local Kyiv Post, o documento judicial acusou os suspeitos de aproveitar ilegalmente da propriedade do estado e produzir uma moeda, que atualmente é uma função que apenas o Banco Central Nacional está legalmente autorizado a fazer. Além disso, a lei também afirma que nenhuma outra moeda além da Hryvnia ucraniana pode ser tratada como pagamento legal na Ucrânia.

Leia Também: Austrália tratará Bitcoin “igual dinheiro” a partir de Julho

Citando as diferentes abordagens tomadas por outros países na definição de criptomoedas, a autoridade bancária iniciará sua discussão com o Ministério das Finanças, o Serviço Fiscal do Estado, o Serviço Estatal de Monitoramento Financeiro, a Comissão Estadual de Valores Mobiliários e do Mercado de Valores e a Comissão Nacional do Regulamento Estadual Dos Mercados de Serviços Financeiros.