Tudo Sobre IOTA: A Criptomoeda das Máquinas

IOTA

Quinto guia, agora sobre IOTA, podem ler os outros quatro clicando nos respectivos nomes, Nano (Raiblocks)Ripple, Tron e Ethereum. Qualquer sugestão de moeda que tenham interesse, basta sugerir nos comentários.

O guia estará dividido como sempre, em tópicos, para facilitar a leitura. Além da mudança na abordagem sobre a compra, também substitui o tópico “Criador” por “Equipe de desenvolvimento”. Boa leitura a todos.

1.0 O que é IOTA?

1.1 Equipe de desenvolvimento

1.2 Distribuição da moeda

2.0 Como funciona

2.1 Algoritmo de consenso

2.2 Exemplos de uso

3.3 Potencial e repercussão negativa

4.0 Como comprar e armazenar

4.1 Como comprar

4.2 Como armazenar

5.0 Conclusão

1.0 O que é IOTA?

IOTA Logo

IOTA é uma das criptomoedas mais visionárias e vanguardistas atualmente. Ela quer manter um sistema M2M (Machine to Machine) e abranger praticamente todos os dispositivos do planeta.

Os dispositivos escalam entre si progressivamente, trazendo uma velocidade cada vez maior a rede. As transações são autônomas e não necessitam de intermediários humanos. Para entendermos melhor, precisamos conhecer uma coisa chamada IoT (Internet of Things/Internet das coisas).

IoT é o termo dado a tecnologia que abrange dispositivos como, objetos físicos, veículos, prédios e qualquer coisa que possua tecnologia embarcada/inteligente, sensores e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados.

O sistema interliga tudo isso por meio da Tangle um verdadeiro sistema DAG (Grafos acíclicos dirigidos). Ela não possui Blockchain, é um conceito diferente, que será aprofundado aos poucos no decorrer das explicações.

Todas as transações são gratuitas, de rápida velocidade e consomem pouca energia. Será possível ter transações offline e isoladas que depois podem se conectar à rede sem problema algum.

As possibilidades de uso para IOTA são inúmeras. Seu foco não é ser uma moeda que os humanos transacionam no dia a dia. No entanto é possível usa-la para isso. O foco da tecnologia é a transação entre maquinas e micro transações instantâneas. Devem estar confusos com que tipo de transações entre maquinas seriam essas, abordarei mais à frente no tópico Exemplos de uso.

Muitas das promessas ainda estão em desenvolvimento, grande parte do que explico aqui ainda não está em pleno funcionamento.

1.1 Equipe de desenvolvimento

Sempre fico com muita dúvida ao abordar esse tópico. Geralmente uma moeda não tem um único fundador. Mesmo quando tem, existem pessoas muito importantes na equipe de desenvolvimento da moeda. Estava me sentindo injusto em abordar somente uma figura.

A partir de agora esse tópico se chamará ” Equipe de desenvolvimento “. Darei uma visão geral de grande parte dos membros, ao invés de detalhar somente um. Esta série de guias está em desenvolvimento e vem melhorando a cada guia novo. Conto com a ajuda e compreensão de vocês para que cheguemos a um padrão cada vez melhor.

 

IOTA fundadores

 

IOTA desenvolvedores 1

IOTA desenvolvedores 2

Para verem outros desenvolvedores não oficiais, mais pessoas importantes da equipe e outras informações, visitem esse Link em inglês.

1.2 Distribuição da moeda

IOTA distribuição e divisão da moedaIdealizada em 2014 e criado em 2015, a IOTA ofereceu uma oferta inicial de moedas (ICO), onde cerca de 1337 Bitcoin foram investidos. Todos os 2779530283277761 iotas foram criados na transação Gênesis. As quotas foram distribuídas entre os acionistas. Não só os investidores externos, mas também os fundadores e desenvolvedores tiveram que investir com seu dinheiro privado. A unidade de venda da IOTA atualmente é contabilizada com MIOTA. Os usuários acabam citando “1 Iota“ que na verdade são 1.000.000 de iotas (1 MIOTA).

 

 

 2.0 Como funciona

IOTA Tangle

A rede que mantém a IOTA se chama Tangle. Trata-se de um DAG (Gráfico acíclico direcionado), um conceito totalmente diferente de uma Blockchain. Resolve muitos problemas que a Blockchain possui, como escalabilidade, mineração e custos de transações.

As transações não são encadeadas nem dependem necessariamente umas das outras. Elas validam a si mesmas, são validadas por outras transações e validam a outras duas antes de tudo isso. Podem imaginar que isso lembra a validação PoS citada em outros artigos, mas é diferente.

Na transação de uma criptomoeda existe a geração da transação e existe a validação. Essa última tem a finalidade de resolver possíveis gastos duplos. O PoS faz isso utilizando os validadores que são escolhidos com base no seu poder monetário. No PoW eles são escolhidos com base no seu poder computacional.

Na Tangle, o DAG permite essa validação de uma forma muito mais simples. Aqui realmente todos os usuários geram e validam as transações, sem precisar da função de “validadores” ou “mineradores”. A transação só é feita após validar outras duas. Isso garante uma velocidade exponencial, tornando a rede cada vez mais rápida. É essa estrutura de validação que cria essa rede denominada DAG ao invés da Blockchain.

Processadores Jinn

Processador Jinn

JINN é o primeiro processador ternário moderno. Feito sob medida, totalmente compatível com a IOTA e está atualmente em desenvolvimento. Ele possibilitara uma perfeita performance para dispositivos IOTA. Ele opera em lógica ternária (true/false/unknown) diferente do que conhecemos que é o binário (true/false).

JINN não deve ser comparado aos processadores que você compra para seu computador nos dias atuais. Esses comuns são baseados em escalabilidade vertical. Os processadores atualmente em uso vão se tornando cada vez mais poderosos dependendo do avanço tecnológico ao longo do tempo. JINN, por outro lado, utiliza escalabilidade horizontal. O crescimento do poder computacional vem da criação de uma rede de JINNs (computação distribuída). Isso se encaixa perfeitamente no IoT e na rede da IOTA/Tangle. A rede toda integrada baseada em JINNs criaria automaticamente uma espécie de super computador.

Transações offline

Como cada participante valida suas próprias transações e o sistema é assíncrono, isso o permite funcionar sem seguir uma ordem encadeada. Devido a isso, se um dispositivo se desconectar da rede, ele pode continuar operando.  Ele fará suas próprias transações em uma espécie de rede interna. Quando o mesmo se conectar novamente a rede, ele se atualizará e ira validar as transações na Tangle. A transação só fica 100% completa quando o dispositivo se conecta a internet novamente.

Carteiras, nodes e snapshots

Os Nodes (Full Node) tem a função de manter salvos o banco de dados da rede. As carteiras são Lightwallets que apenas sincronizam nos Nodes e fazem as transações. Um Full Node também poderá atuar como uma carteira.

A rede tem um processo que chama Snapshot. Sua função é podar a Tangle e torna-la menor. É como se os históricos de transações fossem apagados e ficassem mantidas apenas as últimas transações que garantem a funcionalidade da rede. Isso já ocorre atualmente e torna o Banco de dados menor, consequentemente mais pessoas podem rodar um Full Node. Empresas ou Full Nodes específicos podem ter o interesse de manter todo o histórico de transações salvos. Podem fazer isso para criar um serviço, onde se cobra alguma taxa ao usuário para ele olhar o histórico de alguma transação antiga ou por qualquer outro motivo.

Proteção contra computação quântica

A computação quântica será o fim da criptografia conforme a conhecemos. Um problema que exige uma solução segura. A IOTA possui um algoritmo integrado resistente a isso, o Winternitz One-Time Signature Scheme. Winternitz é conhecido como uma assinatura pós-quântica, porque os ataques quânticos não diminuem significativamente a segurança.

Simplificando, o tipo de cálculo que o sistema usa não é tão difícil. Ele não utiliza uma lógica que computadores quânticos conseguem operar absurdamente mais rápido que um computador comum. Um computador quântico consegue ser 17 bilhões de vezes mais eficiente na mineração de Bitcoin do que o computador clássico. No algoritmo utilizado pela Tangle, um computador quântico seria cerca de 3 vezes mais eficiente. Consequentemente, um computador quântico não causaria um grande impacto ou problema.

2.1 Algoritmo de consenso

Coordenador

A Rede no momento da escrita desse artigo não é descentralizada. Ela possui um coordenador que basicamente decide quais transações você vai aprovar. Isso a protege de um ataque especifico que está relacionado a natureza da mesma nesse momento. Quanto mais pessoas se conectarem a Tangle mais forte ela se torna.

A rede ainda é pequena, quando estiver maior o coordenador poderá ser desligado. Sem o coordenador a Tangle utilizaria um algoritmo conhecido como Random Walk Monte Carlo. Ele fará toda a mágica na Tangle. Esse cálculo randômico que possibilita todos os usuários validarem transações sem conseguirem frauda-las. Isso porque o algoritmo que escolhe e processa a verificação de sua transação e de outras.

2.2 Exemplos de usos

IOTA e a Internet das Coisas

Essas interações entre maquinas a seguir, são o foco principal da IOTA, mas isso não impede que seja usada por humanos diariamente da mesma forma. Ela abrange tudo e é uma grande candidata a ser um dos maiores, se não o maior sistema da 4 revolução industrial.

  • Seu carro tem uma carteira IOTA, com 100 mil IOTAs de saldo. Quando você abastece, o sensor da bomba de combustível debita automaticamente de sua carteira IOTA o valor correspondente por cada litro que for servido.
  • Você estaciona seu carro, e o sensor do estacionamento debita, minuto a minuto as iotas devidas, durante o tempo que o veículo permanece estacionado.
  • Sua geladeira detecta que seu estoque de cerveja está baixo. Ela envia o pedido imediatamente para o supermercado mais próximo e o valor da compra é debitado do saldo de IOTAs da carteira integrada à geladeira.
  • Streaming de vídeo ou pay-per-view debitando de sua smart TV por minuto assistido.
  • Aluguel de veículo debitando diretamente por tempo ou por km rodado.
  • Inúmeros outros usos, que demandam micro pagamentos continuados e que são inviáveis utilizando-se a tecnologia limitada da Blockchain.

3.0 Potencial e repercussão negativa

IOTA pretende algo, que se feito com êxito, a tornará uma das tecnologias mais importantes e lucrativas dos próximos anos. O problema é que esse futuro ainda está longe de ficar pronto. Pouca coisa já está em funcionamento e muito pode acontecer até lá. A tecnologia pode não obter êxito ou alguma outra pode ser aderida. É um mercado muito novo onde as gigantes ainda não estão metendo a mão.

Há uma certa incredulidade na moeda dentro do mundo das criptos. Isso devido a sua estrutura que difere de uma Blockchain. As pessoas indagam se realmente é funcional e como funcionaria em grande escala de forma segura como o Bitcoin funciona hoje.

Outra indagação da comunidade é sobre o coordenador que controla a moeda no momento. Isso a torna de certa forma centralizada. Por mais que já tenha sido anunciado que o coordenador só existira por agora, existem alguns que acreditam que a rede não será segura sem a existência do mesmo. Eles alegam que sua estrutura apresentará fraquezas em pontos com pouca movimentação de transações. Independentemente do tipo de problema técnico, eles podem ser resolvidos. Provavelmente estão trabalhando para resolver muitas dessas possíveis falhas nesse momento.

No final de 2017 rolaram diversos boatos sobre possíveis parcerias da IOTA com grandes empresas, muitas delas acabaram sendo “desmentidas”. Alguns alegam que nunca ouve um anuncio oficial partindo da IOTA e que tudo foi dito e criado pela própria comunidade. Essa atitude também foi muito mal vista e fez algumas pessoas tirarem os olhos da moeda, pois tal atitude tinha intuito de manipular o preço. Esses boatos deram uma parada e a moeda se encontra estável atualmente.

4.0 Como comprar e armazenar

Como comprar e armazenar IOTA

A criptomoeda é vendida no Brasil por algumas exchanges pequenas, mas que ainda não estão totalmente regulamentadas com os protocolos da IOTA. Recomendo comprarem com Bitcoin em Exchanges internacionais, para evitar quaisquer problemas. Ensinarei como comprar na Binance. Quem ainda sim quiser dar uma olhada e comprar no Brasil, procurem pela Xtangle

Há alguns detalhes que devem prestar atenção na IOTA. A Seed é gerada por você mesmo. São 81 caracteres com letras maiúsculas de A – Z e o número 9, não coloque frases nem nada que possa ser imaginado por outra pessoa. Basta os 81 caracteres pra acessar seu dinheiro. Não use geradores online nem nada semelhante, pegue um papel e escreva os caracteres aleatórios para sua seed. Se mesmo assim quiserem um gerador para facilitar, aqui esta um. Extraia ele, desligue sua internet, abra o arquivo HTML no seu navegador e clique em Generate random algumas vezes. Depois é só salvar essa numeração que será sua Seed.

Outra coisa que devem saber é que na IOTA toda vez que você receber uma transação, seu endereço precisa ser alterado. Também é recomendado que alterem seu anfitrião, se não fizerem esses passos podem perder seus fundos ou encontrar complicações. No tópico sobre as carteiras serão instruídos de como realizar tais processos.

4.1 Como comprar

Binance

Buscando reduzir o tamanho dos artigos e facilitar para vocês, fiz alguns tutoriais separados de Exchanges e carteiras. Aqui podem acessar o da Binance, Exchange que recomendo para comprar IOTA e outras moedas abordadas nos guias.

Guia Binance – Aprenda Como Operar na Exchange

P2P

Compra P2P é a compra realizada diretamente com outra pessoa. Você envia o dinheiro para a conta dela e ela envia a moeda para sua carteira. Para compras P2P, sempre recomendo utilizarem o grupo do Facebook para buscarem os melhores vendedores e com maior reputação. Tenham cuidado e verifiquem as antecedências do vendedor, pois se você for enganado não tem como recuperar seu dinheiro.

IOTA Brasil

4.2 Como armazenar

O download da carteira para IOTA pode ser feito através desse link. Para Windows baixem o arquivo.EXE, para mac o .DMG e para o linux o .GZ, dependendo da sua distro. Procurem baixar a ultima versão, que é a que fica no começo da pagina.

A primeira tela que você se deparará ao executar o aplicativo é essa. Clique em Light Node.

Tutorial de instalação da carteira para IOTA: ao baixar o arquivo, clique no ícone da IOTA e abrindo a janela clique em Light Node

Escolha um dos hosts na lista e clique em Start. Aqui é o anfitrião que citei acima, depois pode ser alterado. É recomendada a alteração em cada transação para garantir maior segurança, mais a frente instruirei como realizar a alteração.

Escolha um dos hosts na lista e clique em Start

Aqui você irá colocar sua Seed que auxiliei na criação mais acima. Basta o Seed para logar, quaisquer 80 caracteres que você usar irá entrar em uma carteira “nova”. Por isso é extremamente recomendável utilizar letras e números aleatórios, para que não haja a chance de alguém pensar na sua senha e inserir aí.

No próximo passo a janela da IOTA Wallet irá abrir. Coloque os 81 caracteres de sua seed e lembre-se: toda vez que digitar outros 81 caracteres, uma nova carteira será criada.

Essa é a tela inicial, vamos primeiramente mudar o idioma, para isso, basta clicar na aba View>Change Language e clicar em português.

Na tela inicial, para mudar o idioma basta clicar em View>Change Language e alternar para português.

Para mudar o anfitrião antes de cada transação basta ir na aba Ferramentas>Editar as Configurações do Nodo. Na tela mude somente o anfitrião e clique em GUARDAR

Para mudar o anfitrião antes de cada transação basta ir na aba Ferramentas>Editar as Configurações do Nodo. Na tela mude somente o anfitrião e clique em GUARDAR

Após isso sua carteira estará pronta para funcionar. O visual é bastante simples e autoexplicativo.

O visual da carteira para IOTA é bastante simples e intuitivo. Sua interface conta com as opções Balanço (sua quantidade de IOTA's atual), Enviados (quantidade de IOTA's enviados), Recebidos (quantidade de IOTA's recebidos) e Histórico (histórico de transações)

Ao clicar em Receber/Receive você irá se deparar com esta tela. Clique em Vincular ao Tangle e espere o processo terminar para utilizar seu endereço como quiser.

Ao clicar em Receber/Receive você irá se deparar com uma tela com um QR Code. Clique em Vincular ao Tangle e espere o processo terminar para utilizar seu endereço como quiser.

Se a seguir você precisar usar seu endereço novamente, clique em Morada anexada e depois em Gerar novo endereço. Automaticamente seu endereço novo será gerado e indexado na Tangle, espere novamente o termino do processo. Após o mesmo, poderá utilizar normalmente seu endereço (não esqueça de alterar o anfitrião sempre e de vincular o novo endereço na Tangle).

Se a seguir você precisar usar seu endereço novamente, clique em Morada anexada e depois em Gerar novo endereço. Automaticamente seu endereço novo será gerado e indexado na Tangle, espere novamente o termino do processo. Após o mesmo, poderá utilizar normalmente seu endereço (não esqueça de alterar o anfitrião sempre e de vincular o novo endereço na Tangle).

Para enviar, basta clicar em Enviar, opção encontrada acima de Receber. Insira no primeiro campo o endereço para onde você deseja mandar as IOTAs. Certifique-se que o endereço do destinatário seja novo e que esteja funcionando. No segundo campo coloque a quantidade que deseja enviar e a unidade ao lado. Mi é o miota que costumamos chamar de 1 IOTA. É o valor considerado a unidade básica e é mostrada em cotações e afins. Pode deixar o terceiro campo vazio e clicar em Enviar Agora e estará feito.

Para enviar IOTA clique em Enviar, adicione o endereço do destinatário (certifique-se de que é um novo), selecione a quantidade de moedas a serem enviadas e clique em Enviar Agora

Gerem e guardem suas Seeds com segurança. Não se esqueçam de gerar novos endereços e trocar os anfitriões. se fizerem todos os passos corretamente, não terão o que temer, seus fundos estarão bem guardados.

5.0 Conclusão

Independente dos pontos negativos ou dúvidas sobre a tecnologia, creio que seja um bom projeto para investir a longo prazo. Existem muitas criptomoedas, grande maioria delas são copias do Bitcoin com alguma melhoria ou as vezes nem isso. IOTA vem com uma proposta diferente. Não é só mais do mesmo, assim como as já citadas por mim, Ethereum e Nano/Raiblocks. Podem e irão existir outros projetos com o mesmo intuito, mas atualmente IOTA é a que está à frente.