Três indicadores técnicos essenciais para ganhar dinheiro no mercado de criptomoedas

Três indicadores técnicos essenciais para ganhar dinheiro no mercado de criptomoedas
Imagem: Shutterstock

O que é análise técnica?

Baseia-se no princípio de oferta e demanda para determinar qual a tendência atual de mercado. Ou seja, ignora completamente eventos previstos para o futuro ou notícias que possam sair.

Funciona 100% do tempo em qualquer situação?

Não é uma ciência exata. São diversos parâmetros e variáveis como a escala de tempo a ser analisada e, mais importante: nem sempre o resultado encontrado é o mesmo. O mercado é irracional!

Preciso pagar para ter acesso a estes indicadores?

A ferramenta mais conhecida no mercado de criptos é a TradingView — que não é barata, porém no final deste artigo vou indicar 2 competidores 100% gratuitos.

Indicador 1: média móvel – moving average

Considera apenas preços anteriores (ex: média dos últimos 20 dias). Muito utilizada para determinar suportes e resistências de longo prazo.

Repare no gráfico abaixo como o Litecoin (LTC) respeitou a média móvel (linha azul) na alta e quando perdeu o suporte (piso), passou a ser uma resistência (topo) jogando sempre o preço para baixo.

Indicador 2: Índice de Movimento Direcional (Directinal Movement Index)

Indica se há um grande potencial da tendência se manter ou se ela já está se esgotando. Composto por duas linhas, o Índice Direcional positivo (verde) e o Índice Direcional negativo (vermelho).

É interessante buscar cruzamentos nestes indicadores, como no exemplo abaixo.

Inicialmente temos o indicador positivo ganhando força, provando-se numa forte alta da Monero (XMR), tendência esta que foi revertida pela queda algumas semanas depois quando o indicador negativo cruzou pra cima.

Indicador 3: Parabolic SAR – Stop & Reverse

Sua função é detectar a predominância de alguma tendência.

Quando o indicador (linha pontilhada) está abaixo da linha dos preços, indica tendência de alta. O inverso ocorre quando o indicador está acima do preço atual.

Essas mudanças do indicador acima/abaixo são conhecidas como Stop & Reverse (pare & reverta). Repare que neste gráfico de Monero (XMR) que dificilmente ele “antecipa” o movimento, mas mostra um bom grau de acertividade nas reversões.

Agora vou contar o segredo para economizar os R$ 1.150 anuais do TradingView:

  • Bitcoin2140: excelente ferramenta gratuita de análise gráfica que além de criptos possui uma vasta quantidade de informações sobre ações nos EUAouro, moedas GBP e USD, etc.
  • CointraderPro: embora menos poderosa, adiciona alguns dados interessantes como o total de Tethers em circulação (supply), dominância e número de endereços ativos de Bitcoin e taxa média cobrada nas transações de Ethereum.

  Clique aqui e acompanhe a cotação de mais de mil criptomoedas

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!