“Três Associações Brasileiras de Criptomoedas Parece Briga de Egos”, Diz Rafael Steinfeld

Rafael Steinfeld palestrando na Bitconf (Foto: Portal do Bitcoin)

Há um conflito entre os principais players do mercado de criptomoedas, falta transparência e há uma indefinição sobre a interpretação dos diferentes atores políticos.

Essas foram algumas das considerações do advogado Rafael Steinfeld durante sua palestra na VI Bitcoinf neste sábado (05) em São Paulo.

“Ter três associações de criptomoedas no Brasil é uma briga dentro de um mercado, parece até briga de egos”, disse Steinfeld.

Ele fazia referência à Icoinnomia, comanda pelo Bitcoin Banco; à ABCB, comandada pela Atlas; e à ABCripto, formada pelas principais corretoras de criptomoedas do Brasil. Para ele, essa divisão vai dificultar uma proposta de regulamentação.

Entre outras críticas aos atores do mercado, Steinfeld afirmou que é estranha a falta de transparência. “Por que ainda não ocorreu uma auditoria externa alguma das big four (as principais empresas de contabilidade do mundo)?.

“Todos aqui têm um desejo de transparência”, afirmou.

O advogado também fez menção às dificuldades de entendimento entre os órgãos públicos. Por exemplo: a CVM tem mostrado que entende que o Bitcoin não é um ativo financeiro, mas um bem como um carro ou uma casa.

Ao mesmo tempo, Steinfeld diz que a Receita Federal entende que o BTC deve ser declarado como um ativo financeiro.

Mas uma criptomoeda pode ter uma natureza dupla. “Quando você recebe em Bitcoin como um bem, você deve declarar. Caso você espere e venda com lucro, vai considerar como ganho de capital”, afirmou.

Cobertura Completa

Para ficar por dentro de tudo que está acontecendo na Bitconf VI São Paulo 2018, o Portal do Bitcoin criou uma página especial que será alimentada em tempo real com matérias, fotos e vídeos, acesse: https://portaldobitcoin.com/cobertura-bitconf-vi/

 

BitcoinTrade

BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!