Telegram Usa Bitcoin para Seguir Operando na Rússia

(Foto: Divulgação)

A plataforma de troca de mensagens o Telegram está usando Bitcoin para evitar o bloqueio da rede imposto pelo governo da Rússia. Segundo o portal Coindesk, o fundador da empresa, Pavel Durov, revelou estar distribuindo concessões de criptomoeda para distribuidores de serviço VPN (Virtual Private Network) e semelhantes para continuarem operando no país, apesar das sanções.

A revelação vem uma semana depois da Rússia bloquear o Telegram no país por não fornecer chaves de criptografia de conversas de usuários. O governo alega que precisa ter acesso a conversas para investigar ataques terroristas. A empresa, porém, recusa-se a fornecer as ferramentas necessárias para espionagem dizendo ser uma política contrária às garantias da companhia a seus clientes.

Em sua rede de transmissão de mensagens no Telegram, Durov demonstrou estar aberto a alternativas que mantenham o serviço operando na Rússia:

Para nós, essa foi uma decisão fácil. Prometemos 100% de privacidade aos nossos usuários e preferiríamos deixar de existir em vez de violar essa promessa.

Na mesma declaração, o fundador da empresa esclareceu que está pagando em Bitcoins para indivíduos e empresas que alimentem os servidores com redes de proxy do tipo sock5 e VPN. Dessa forma, o aplicativo continua funcionando na Rússia, apesar do bloqueio governamental.

Entre as empresas que forneceram seus servidores estão Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Apoio ao Telegram

Os russos representam aproximadamente 7% do total de usuários do Telegram. Durov analiza que, embora a tendência de crescimento orgânico de usuários no mundo supere em poucos meses a possível perda, ele considera ser “pessoalmente importante” manter o serviço no país.

O governo russo não tem agido passivamente com a continuação do serviço no país. A agência reguladora bloqueou dezoito sub-redes e milhões de endereços de IP, pertencentes ao Google e à Amazon, como retaliação contra a colaboração entre as empresas, segundo informações da Reuters.

Leia também: Morre Americano que Fez US$ 1 Bilhão ao Investir US$ 2 milhões em Ripple

 

BitcoinTrade

BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!