Taxas de Transação do Bitcoin Caem para Valores Mais Baixos dos Últimos Anos

(Foto: Shutterstock)

As taxas de transação na rede do Bitcoin, a maior moeda por capitalização de mercado, têm vindo a cair de tal forma que atingiram recentemente os valores mais baixos dos últimos anos, visto neste momento paga-se, em média, US$ 0.0777 por transação.

Isto, de acordo com o site BitInfoCharts, que aglomera informação acerca de várias criptomoedas. De acordo com esta mesma fonte, as taxas de transação na rede BTC chegaram a ultrapassar, em média, os US $54 no final do ano passado, quando a criptomoeda alcançou o seu máximo histórico perto dos US $20,0000.

Taxa de transação média

A redução no valor das taxas de transação deve-se a vários fatores. Entre eles, temos o número de usuários ativos na rede, que tal como o valor da criptomoeda diminuíram desde o final do ano passado, de tal forma que o Ethereum ultrapassou o Bitcoin em endereços ativos.

Além disso, a tecnologia por detrás da criptomoeda tem se desenvolvido. A Lightning Network, por exemplo, já conta com mais de 2,000 nodes e 6,500 canais, tendo uma capacidade superior a 21.5 BTC (US $161,000).

Parte das transações que se mantêm na rede veem a sua estrutura ser utilizada de forma eficiente graças à adoção do SegWit, uma solução que reduz o tamanho das transações e que as agrupa em blocos de modo a descongestionar a rede. O SegWit já representa mais de 40% das transações do bitcoin.

Recentemente, reduziu também o número de transações na rede do Bitcoin. Isto graças ao batching, uma medida que vê várias transações serem comprimidas numa só, e que foi adotada por várias corretoras e empresas.

Em conversa com o The Independent, o CEO de uma empresa que ajuda outras a aceitar pagamentos em Bitcoin e Ethereum através de NFC, Danial Daychopan, revelou que acredita que esta redução nas taxas faz parte do futuro da criptomoeda. Ele disse (traduzido):

“Bitcoin não é apenas uma unidade de conta como o ouro, é também uma unidade de troca, que o ouro não é. O futuro do bitcoin está nos gastos diários, não apenas no investimento.”

É de notar que à medida que o suporte pelo SegWit, a Lightning Network, e outras medias vai aumento, espera-se que as taxas de transação na rede do Bitcoin continuem a diminuir. Neste momento, é possível ver-se transações rápidas pagando taxas menores que R$ 1.

 

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!