Rede de supermercados do Rio de Janeiro passa a aceitar Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash

Rede de supermercados do Rio de Janeiro começa a aceitar bitcoin, litecoin e bitcoin cash
Fachada de uma das lojas da rede de supermercados - Imagem cedida pela empresa

A Oásis Supermercados, uma rede varejista de Rio das Ostras no litoral norte do Rio de Janeiro, passou a aceitar criptomoedas como meio de pagamento desde a última terça-feira (18).

Agora cidadãos e turistas da cidade litorânea poderão pagar suas compras com Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash diretamente nos caixas do supermercado, segundo um dos administradores da empresa, Douglas Andrade.

Ele contou que a ideia de aceitar criptomoedas como forma de pagamento partiu de seu irmão Thiago, que também administra a empresa — ele havia assistido um vídeo que explicava como aceitar criptomoedas em estabelecimentos, ligou para uma corretora e obteve maiores informações.

“Uma ex-funcionária nos apresentou as criptomoedas e nos ensinou a investir”, disse Douglas por telefone ao Portal do Bitcoin.

A empresa, que tem um faturamento anual em torno de R$ 25 milhões, possui duas lojas e 90 funcionários, sendo 20 deles operadores de caixa. “Todos foram treinados para receber pagamentos com criptoativos”, disse.

“É muito fácil. É igual ao pagamento com cartão de crédito. O cliente diz qual criptomoeda ele quer pagar, o operador digita em reais e o sistema já converte naquela criptomoeda. Depois basta aproximar o QR code e pronto”, explicou Douglas.

Ele disse que o sistema foi implantado pela CoinWISE, uma empresa de soluções pagamento, que recebe em criptomoedas e três dias depois repassa o montante em reais para a empresa.

Como ainda é bem recente, a rede ainda não recebeu nenhum pagamento em criptomoeda. No entanto, Douglas disse que a notícia correu rápido e as pessoas já começaram a dar seus palpites, como aceitar NANO, por exemplo.

A reportagem perguntou se os clientes também poderiam pagar contas de terceiros em criptomoedas, ao que Andrade respondeu que sim, mas a rede ainda não aceita boletos, mas se o cliente quiser realizar uma recarga em celular, tudo bem.

As lojas do Oásis Supermercados ficam no município de Rio das Ostras/RJ.

Mais adoções de Bitcoin

Outro caso de adoção de criptomoedas como meio de pagamento no Brasil foi pela empresa de transporte rodoviário Viação Garcia, que começou a aceitar como forma de pagamento Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin em junho. A empresa alega ser o primeiro grupo de transporte rodoviário a implantar um sistema que aceita criptomoedas.

Conforme divulgado pela companhia paranaense, inicialmente apenas o Bitcoin foi aceito, visto que é a mais conhecida do mercado. Posteriormente, as outras duas foram incorporadas ao sistema.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br