Startup vai permitir envio de Bitcoin por WhatsApp

Startup vai permitir envio de Bitcoin através do WhatsApp
(Foto: Shutterstock)

A startup de criptomoedas ‘Wuabit’ vai lançar uma carteira de criptoativos para funcionar em aplicativos de bate-papo. De acordo com o diário britânico Express, a primeira fase de desenvolvimento do software está quase completa, incluindo o suporte para o Bitcoin no WhatsApp.

“Os pagamentos com criptomoedas via WhatsApp podem introduzir um número maior de novos usuários que apenas conversam no aplicativo. A usabilidade é fundamental na adoção do usuário e um ótimo facilitador”, disse um porta-voz da empresa à reportagem.

Ele acrescentou:

“Estamos perto de concluir o serviço principal da carteira começando com o Bitcoin”, disse. Uma versão beta da carteira vai estar disponível em abril para dar início à fase de testes.

Via Whatsapp

A carteira Wuabit, homônima à startup espanhola, foi descrito por seus desenvolvedores como um ‘programa agente controlado por Inteligência Artificial (IA)’, o que sugere ser um ‘chatbot’, programa que simula interações humanas.

Manuel Polo, cofundador da empresa, disse, em entrevista ao Cryptonews, que os usuários poderão enviar e receber criptomoedas simplesmente digitando comandos como ‘enviar’, ‘receber’, ‘balanço’, entre outros.

Desta forma, o Wuabit pode ganhar, então, um gigantesco número de usuários, visto que o WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados em todo o mundo.

Outra coisa, é que a empresa não está limitada a condicionar seu novo programa somente para a plataforma do WhatsApp, mas também para outros softwares de comunicação, como Messenger, Telegram e até mesmo SMS.

O mesmo vale para os criptoativos. O Wuabit também planeja o suporte para outra criptomoedas, como Litecoin, Bitcoin Cash e Ethereum, DASH, Bitcoin SV e Tron.

Assim, tornando o Wuabit acessível ao grande público, o serviço vai ajudar a impulsionar os pagamentos com criptomoedas e ajudar a valorizar ainda mais o criptomercado.

Popularizar com grandes plataformas

O uso das criptomoedas está crescendo, mas muitos especialistas acreditam que a adoção poderia ser muito maior se houvesse melhor compreensão para o público em geral.

A falta de conhecimento é um dos fatores que impedem pessoas de saber  que o criptomercado é uma forma rápida e segura de movimentar dinheiro.

Até mesmo o Facebook supostamente estaria trabalhando em uma moeda para ser transmitida pelo WhatsApp.

Considerando a popularidade da plataforma, um serviço de pagamentos com criptomoedas permitiria que milhões de usuários realizassem tanto transações locais como internacionais. Isto também alavancaria o criptomercado mundial.

No entanto, mesmo que o projeto ainda não tenha sido confirmado, o Facebook já deu uma pista. O setor de criptomoedas e blockchain da empresa integrou-se à equipe de pesquisa da Chain Space, uma startup especializada em desenvolvimento de contratos inteligentes.

Além disso, o setor de Recursos Humanos do Facebook abriu várias vagas de emprego para profissionais do setor de blockchain.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!