SEC deve decidir sobre 9 pedidos de ETF de Bitcoin dentro de 2 meses

Painel de índice de ações em Nova York (Foto: AhmadArdity/Pixabay)

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos deve decidir sobre nove pedidos de fundos de índices comercializados como ações (Exchange-Traded Funds, ou ETF) de exchanges de criptomoedas nos próximos dois meses. O órgão estatal vem recusando diversos pedidos da mesma espécie, o que vem sendo atribuído como uma das causas da queda do valor do BTC.

No mês passado, a bolsa Cboe apresentou pela segunda vez um pedido de ETF com a startup de blockchain SolidX. A empresa pretende listar e negociar ações de bitcoin e permitir que investidores no mercado público negociem o criptoativo. A SEC adiou sua decisão sobre o caso para o final de setembro.

A SolidX também pediu autorização para operar com fundos de índices com a VanEck.

Além desses pedidos, a ProShares, Direxion e a GraniteShares também estão aguardando veredicto dos agentes reguladores nas próximas semanas, com nove requerimentos pendentes, de acordo com matéria da Coindesk. Com exceção do ETF da VanEck com a SolidX, todas as empresas operam exclusivamente pela internet.

O regulamento da SEC exige que a Comissão tenha 45 dias para decidir sobre ETFs, contando a partir da publicação no U.S. Federal Register, espécie de Diário Oficial do governo americano. A organização, porém, pode adiar a decisão para até 240 dias.

A mudança da regulação que permite a criação de fundos com criptomoedas entrou em vigor em dezembro de 2017.

A próxima autorização ou recusa deve ser divulgada em duas semanas, no dia 23 de agosto, referente ao pedido de criação de dois fundos da ProShares.

Setembro também deve ser um mês de grandes expectativas no mercado de moedas digitais, com o fim do prazo para decisão sobre outros dois pedidos de ETF da GraniteShares, no dia 15. A empresa solicitou a abertura dos fundos em janeiro. A Direxion tem outros quatro pedidos a serem decididos até o dia 21 do mês que vem.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br