Samy Dana Mudou de Opinião a Respeito do Bitcoin? Parece que Sim

Apresentador da Globo News em evento (Foto: Reprodução)

Crítico de longa data do Bitcoin e das criptomoedas, o apresentador do programa diário ‘Conta Corrente’ da TV GloboNews, Samy Dana, parece ter começado a mudar de opinião. Em um comentário no último sábado (05) para o jornal da emissora, no qual ele mostrou um ponto de vista animado sobre o novo mercado pouco antes de adentrar no Festival GloboNews Prisma.

“É uma nova onda como a internet pode revolucionar vários mercados. Estamos de olho! E não é só Bitcoin não, Bitcoin é uma moeda, e estamos falando de criptomoedas, e há milhares no mundo e os horizontes se ampliam bastante”, disse ao repórter.

Dana, que é Ph.D em business, colunista do portal G1, Rádio Globo, O GLOBO e âncora na GloboNews, foi um dos apresentadores do evento que aconteceu no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo e que tratou sobre Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Questionado sobre o porquê dos assuntos sobre o mercado de criptomoedas serem tão comentados e tão difíceis de se esgotarem, pelo repórter que cobriu o evento, Dana, que também é professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV), respondeu com muita simpatia.

“As pessoas pensam muito só no dinheiro e nos investimentos, mas a gente está pensando pros negócios, no que esta nova tecnologia se estrutura e como ela pode ajudar”.

Antigas críticas ao Bitcoin

De certa forma já se percebe uma mudança de conceito do apresentador, e isso fica mais evidente da forma como ele comenta, com um ar sugestivo de ‘novos horizontes’ para os negócios, que é sua principal ferramenta de trabalho.

Em fevereiro deste ano, Dana fez uma publicação em sua conta no Twitter na qual se referia à involução de preço do Bitcoin no início do ano:

Na ocasião, um usuário o criticou:

“Amigo, se você for observar, isso sempre acontece no mês de Janeiro, por conta do ano novo chinês. Em março, veremos ela na alta novamente”.

Dana não perdeu tempo e fez a tréplica:

“Queda de 50% não acontece com frequência, isso significa bolha”.

O apresentador da Globo sempre manteve firme seu raciocínio sobre as criptomoedas, como pode ser observado na publicação em sua coluna no O Globo em outubro do ano passado, com a seguinte premissa: Mania bitcoin: mais uma bolha?

“Se a mania da Bitcoin é de fato uma bolha, só teremos certeza depois de ela estourar. No entanto, sinais apontam tratar-se, sim, de uma bolha, e das grandes. Quem tiver estômago pode encarar esse investimento. Mas, se a bolha estourar, não diga que não sabia do risco”.

Em um vídeo publicado pelo site Exame, da Editora Abril, em maio de 2015, o professor parecia ter consolidado sua visão sobre o Bitcoin:

“Eu nem chamaria de ‘investimento’ o Bitcoin, seria uma pura especulação. A minha dica: Evite isso!”.

Há tempos não se via Dana dar ao menos uma ‘chance’ às criptomoedas. Ele já alertava sobre a ‘onda’ Bitcoin em fevereiro de 2014, quando na ocasião ele disse à Gazeta do Povo:

“A possibilidade de bolha é enorme porque o Bitcoin não tem o menor lastro, ninguém garante os preços. O perigo é cair muito o valor e você comprar uma moeda que não consegue vender depois, nem comprar um produto com ela”.

O Festival GloboNews Prisma contou com a participação de muitos especialistas em criptomoedas, entre eles, Safiri Felix, desenvolvedor de negócios da Consensys Systems, e Rosine Kadamani, fundadora da Blockchain Academy, dupla com a qual Dana palestrou sobre o tema “Além do Blockchain, além do Bitcoin”.

Cobertura Bitconf VI

Para ficar por dentro de tudo que aconteceu na Bitconf VI São Paulo 2018, o Portal do Bitcoin criou uma página especial com matérias, fotos e vídeos. Acesse: https://portaldobitcoin.com/cobertura-bitconf-vi/

 

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Etherium ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/