Ronaldinho Gaúcho depõe ao MP sobre relação com pirâmide financeira 18k

Ronaldinho Gaúcho depõe no Ministério Público de SP sobre suposta pirâmide financeira
Foto: Shutterstock

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho depôs na semana passada no Ministério Público de São Paulo (MPE-SP), na cidade de Barueri, como testemunha no caso da 18K Ronaldinho. O órgão recebeu uma denúncia de prática de pirâmide e a empresa passou a ser investigada por oferecer rendimentos de até 2% ao dia.

De acordo com a Época, Sérgio Queiroz, advogado de Ronaldinho, disse que o ex-jogador havia sido convidado para se manifestar no inquérito e prestou informações que lhe foram solicitadas na condição de testemunha.

“O problema é o eventual crime praticado pela empresa. O Ronaldo não tem nada a ver com essa suposta prática de pirâmide financeira”, afirmou.

Segundo Queiroz, em 2016 seu cliente havia assinado apenas um contrato para a venda de relógios com a ‘18k Watch’ e depois outro contrato para a venda de produtos em geral.

Inclusive, disse ele, a condição era que os produtos oferecidos não poderiam concorrer com a Nike, pois Ronaldinho é um dos embaixadores da companhia.

No entanto, o advogado disse que eles ficaram sabendo que a 18K estava oferecendo remuneração para terceiros e por isso eles a notificaram e rescindiram os contratos.

18K Ronaldinho rebateu

De acordo com a reportagem, a 18K rebateu a acusação afirmando que “não utiliza capital de terceiros em suas operações e que não trabalha com investimentos”.

Gabriel Villarreal, advogado da 18k Ronaldinho, explicou:

“Todas as operações da empresa são feitas com capital próprio auferido na venda de produtos. Os bônus distribuídos constituem mera liberalidade da empresa para bonificar sua rede, conforme expressamente constante em contrato”.

Ele ressaltou que a empresa bonifica seus clientes com base em seus próprios resultados, sistemática normal de mercado, a exemplo dos sistemas de cash back, pontos, milhas etc.

Ronaldinho não figura como sócio

Conforme nota da assessoria de imprensa do MPE-SP à Época, a promotoria disse que o inquérito está sob sua alçada porque há um procedimento de investigação preliminar para apurar uma reclamação sobre empresa de pirâmide.

Segundo o órgão, a queixa envolve a 18k Ronaldinho, mas o contrato com o ex-jogador “não figura como sócio”.

Site diz que é pirâmide

No mês passado, o site americano especializado Behind MLM, que faz análises sobre empresas de marketing multinível, apontou a ‘18k Ronaldinho’ como uma pirâmide financeira. “Negócio de relógios falido se transforma em Ponzi com criptomoedas”, escreveu o site na ocasião.

No Reclame Aqui, a empresa acumula dezenas de reclamações por não entregar os supostos pagamentos e também por não entregar os relógios adquiridos pelos clientes.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!