Bilhões em Bitcoin São Armazenados em Bunkers Secretos

(Foto: Shutterstock)

A Xapo, empresa de carteira e cofre de Bitcoin, com sede em Hong Kong, na China, mantém cerca de US$ 10 bilhões em bitcoins de empresas, investidores e escritórios em cinco continentes, de acordo com o site Bloomberg.

A empresa foi fundada em 2013 pelo argentino Wences Casares por causa de sua preocupação sobre como guardar os próprios bitcoins. O desconforto de Casares teve fim quando, então, construiu um cofre para uso próprio. Amigos e instituições financeiras logo perguntaram se eles poderiam armazenar os bitcoins em sua ‘fortaleza’. E isto se tornou a base para a formação da Xapo.

Com o passar do tempo e da segurança passada para os clientes, Casares construiu uma rede de cofres subterrâneos em cinco continentes, incluindo um bunker em uma base militar desativada na Suíça (veja vídeo abaixo).

A Xapo é vista no ramo de administração financeira como uma empresa um tanto transparente. Ela abriu as portas a um jornalista para que ele fizesse uma matéria sobre seus cofres, porém, ele saiu sem resposta à pergunta-chave ‘Quanto de fortuna a Xapo armazena atualmente?’.

Dois clientes da empresa disseram que abrigam cerca de US$ 10 bilhões em Bitcoin. Uma pessoa que estava próxima disse não ser exatamente isso, pois afinal, o Bitcoin não é estável. Se o valor for correto, a depender a cotação, significa que a Xapo guarda 7% da oferta global de Bitcoin. Com 4 anos de vida, a empresa já tem mais depósitos do que 98% dos 5.670 bancos dos Estados Unidos da América (EUA).

A subsidiária da Xapo nos EUA atende clientes por meio de uma corporação no estado americano Delaware e está registrada na Financial Crimes Enforcement Network do Departamento do Tesouro dos EUA e é licenciada em vários outros estados.

Entre os apoiadores da Xapo estão os bilionários Reid Hoffman, cofundador do Linkedin, e Mike Novogratz, ex-investidor de Wall Street, além de grandes empresas de investimentos como Grayscale e CoinShares.

Recuperar as chaves das carteiras na Xapo não é tão simples para os clientes. Todo o procedimento leva cerca de dois dias.

A empresa verifica a identidade do solicitante e autentica a solicitação antes de assinar manualmente as transações com chaves privadas de vários locais do cofre. É necessária a aprovação de três cofres separados para que qualquer transação seja autorizada.

Casares ficou interessado na criptomoeda devido a flutuações financeiras na Argentina, que devastaram as finanças de sua família.

 

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Etherium ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

loading...