Relatório da Deloitte: Mais de 26 Mil Projetos Relacionados a Blockchain Foram Criados em 2016

0

Mais de 26.000 novos projetos relacionados a blockchain foram criados no repositório de código GitHub no ano passado, de acordo com dados coletados pela Deloitte.

Em seu novo relatório – intitulado “Evolução da tecnologia Blockchain: Insights da plataforma Github” e publicado hoje – a empresa extraiu informações da plataforma de desenvolvimento, que toca o código para mais de 86.000 iniciativas de blockchain, incluindo grandes projetos como o bitcoin.

Como um todo, o estudo apresenta o curso de desenvolvimento da tecnologia através de várias implementações (começando com bitcoin) que remontam a 2009.

O relatório da Deloitte indica que 2016 viu mais novos projetos de blockchain (por organizações e usuários individuais) até o momento. Em comparação, menos de 15.000 foram criados em 2015. Os dados para 2017 incluem apenas os primeiros seis meses do ano, mas quase 25.000 projetos GitHub foram criados durante esse período.

Desses, o bitcoin (talvez não surpreende) tenha visto a maior atividade, com 627 contribuintes e quase 12.000 seguidores. O Go-ethereum (ou Geth), o cliente de software mantido pela Fundação Ethereum sem fins lucrativos, atraiu 149 colaboradores até o momento com 5.603 seguidores.

Outro grande ponto de dados no relatório é que a maioria dos projetos vistos até à data são em grande parte inativos no GitHub.

Deloitte explica:

A verdadeira realidade dos projetos de código aberto é que a maioria é abandonada ou não atinge uma escala significativa”. Infelizmente, a blockchain não é imune a esta realidade.

Os autores acrescentam que as organizações são um “diferencial positivo” nos dados, dizendo “enquanto 7% dos projetos desenvolvidos pelos usuários estão ativos, 15% dos projetos desenvolvidos pelas organizações estão ativos”.

O relatório também oferece informações geográficas sobre o ritmo do desenvolvimento da blockchain até agora, observando que São Francisco é a casa para os proprietários de repositórios GitHub relacionados a blockchain, com 1.279 usuários e 101 organizações. Londres marcou o segundo maior com 919 projetos no total, seguido por Nova York com 774.

“Também vale a pena notar o alto nível de atividade na China, especificamente, Xangai e Pequim. Em ambas as cidades, a maioria dos projetos refere-se a criptomoedas e exchanges de criptomoedas, com ênfase na escalabilidade”, diz o relatório.

Leia Também: Assim Como a Internet, A Blockchain Está se Espalhando

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

loading...
loading...