Record, Band, SBT e IG fazem propaganda de empresa acusada de pirâmide de Bitcoin

Investigada pela CVM e Conar, Investimento Bitcoin escancara golpe ao oferecer 500% de lucro
Rodrigo Faro apresentando a empresa investigada pela CVM

Várias redes de TV e sites famosos têm feito propaganda de um provável golpe com criptomoedas chamada ‘Investimento Bitcoin’. O apresentadores Rodrigo Faro e Reinaldo Gottino, da TV Record, e José Luiz Datena, da Bandeirantes, são personalidades que já fizeram a divulgação do esquema. O SBT também veiculou anúncios.

Conforme o jornal Valor Econômico, a empresa vem sendo investigada pela Comissão de Valores Mobiliários desde julho. A área técnica da autarquia, diz o texto, encontrou indícios de fraudes no estilo de pirâmides financeiras.

Não é de se estranhar: o rendimento oferecido pela Investimento Bitcoin é entre 1% e 2% ao dia — mais de 300% no ano.

Suspeitas da empresa

O site também não revela nomes e o contato é somente via email e ticket de suporte. A empresa não informa seu endereço, CNPJ ou telefone para contato, mas diz que opera em 30 países.

“A Empresa nasceu por um Grupo de Especialistas Portugueses em Opções Binárias em Lisboa e atualmente Somos uma Empresa de Investimentos Internacional com Presença Global em + de 30 Países do Mundo”, diz o site.

Fala também que realiza operações em opções binárias, onde altos rendimentos (1,0% a 2,0% ao dia útil) são pagos com total sustentabilidade. Conforme o cliente vai se ‘graduando’, colocando outros na rede, ele vai sendo premiado com carros, motos, relógios, celulares, viagens, etc.

Além disso, a empresa informa que está disponibilizando a oportunidade de investimento em bitcoin em renomados canais de comunicação, como redes de televisão e portais de notícias.

“Nossos principais rendimentos são de nossas operações financeiras e não do cadastro de novos investidores ao negócio, o que isenta a possibilidade de comparação da investimentobitcoin.com com ponzi (pirâmide financeira) ou qualquer ilegalidade”, escreveu.

No entanto, não há transparência nem acesso a auditoria de como realmente funciona o negócio. Sobre isso a empresa detalha:

“Estamos desenvolvendo uma seção em nossa plataforma, onde todos os investidores poderão acompanhar as operações e os rendimentos da investimentobitcoin.com no mercado de opções binárias”.

Bitcoin e pirâmide

O fato é que negócios como o do Investimento Bitcoin se parecem muito com um tipo de esquema Ponzi chamado ‘high-yield investment program’ (HYIP), que traduzido significa ‘programa de investimento de alto rendimento’.

Nesse tipo de golpe, geralmente a empresa paga os primeiros investidores com os fundos recém-chegados dos novos, criando uma contabilidade insustentável.

Indícios de golpe com bitcoin

Já há indícios de que o ‘Investimento Bitcoin’ não cumpre o prometido. Recentemente mudou o prazo para resgate, indiretamente, ou seja, passou a pagar rendimento somente nos dias úteis, mesmo para quem já estava no negócio.

O que um negócio irregular sempre consegue fazer é ‘ganhar tempo’ prolongando prazos, como tem acontecido com a Unick Forex que deixou de pagar seus clientes e agora vai pagar parcelado — pelo menos é o prometido.

‘Investimento Bitcoin’ no Reclame Aqui

Entre as recentes reclamações de ‘Investimento Bitcoin’ no Reclame Aqui está a mudança no plano contratado — antes era um aporte de um certo valor com rendimento de pelo menos 1% ao dia por um período de 300 dias. Agora mudou. Os rendimentos agora só valem para os dias úteis.

A empresa não tem sede no Brasil e seria de origem portuguesa. Contudo, não há nenhuma informação disponível sobre quem está por trás do esquema.

Em abril, o Portal do Bitcoin publicou uma matéria sobre a plataforma. Na época, a empresa anunciava em um dos maiores portais de notícias do Brasil, IG — e anuncia até hoje, inclusive na página principal. Conforme a tabela de preços do IG, o custo deste tipo de propaganda é de R$ 200 mil reais pela veiculação do banner por um dia.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!