Quando Big Data e Blockchain se Juntarem Será um Divisor de Águas

0

A tecnologia Blockchain pode mudar drasticamente a maneira como os dados são gerenciados e analisados.

Levando Big Data ao próximo nível

Os contratos inteligentes foram o principal “veículo” que impulsionou inovações na blockchain. O uso mais comum de contratos inteligentes é o Initial Coin Offerings (ICO), e eles provaram ser um método extremamente seguro e eficaz para captação de recursos. Mas os contratos inteligentes podem não ser o único “veículo” que impulsionará a blockchain.

Big Data é uma área onde a tecnologia blockchain pode melhorar drasticamente o setor ao minimizar custos e aumentar a quantidade de dados que podem ser processados. Ao armazenar dados em uma blockchain pública, as empresas Big Data podem economizar muito dinheiro no armazenamento de dados e podem processar mais dados mais rapidamente do que uma solução centralizada.

Grandes Players

Alguns projetos baseados em blockchain já começaram a oferecer esse serviço no nível empresarial. Storj, Filecoin, MaidSafe e Sia são apenas alguns desses projetos. Seu objetivo comum é oferecer um serviço que armazene dados na blockchain em vez de servidores. Os dados podem ser armazenados em uma rede descentralizada de usuários e ser validados através de uma blockchain pública.

Esse conceito poderia reduzir fortemente os custos dos data centers e torná-lo uma solução mais econômica para empresas que desejam armazenar seus dados na nuvem. Alguns dos projetos acima permitem aos usuários alugar o espaço de armazenamento não utilizado e ganhar dinheiro ou moedas.

Mas o maior recurso deste conceito é a forma como os dados são tratados.

Ao contrário das soluções tradicionais de armazenamento de dados como o Dropbox, essas soluções baseadas em blocos não terão acesso direto aos dados armazenados na rede. Isso eliminaria completamente o risco de tentativas de invasão e violações de privacidade. Essencialmente, apenas os usuários serão verdadeiramente proprietários dos dados e não correrão o risco de os fornecedores de armazenamento venderem seus dados para o maior licitante.

loading...
loading...