Qual Exchange de Criptomoeda tem a melhor liquidez

(Foto: Shutterstock)

Num mundo perfeito, se você quisesse vender algo iria ao mercado e um comprador chegaria lá ao mesmo tempo que você, desejando a quantia exata do produto que você procurava vender, e disposto a pagar exatamente o preço que você consideraria justo. Porém, infelizmente, não vivemos neste mundo, e as nossas relações de compra e venda estão sujeitas a muitas coisas que podem ser uma desvantagem para nós.

É por isso que a liquidez é tão importante. Liquidez é a hemoglobina da economia. Quando há uma liquidez adequada em um mercado, os ativos são vendidos a preços que correspondem ao seu valor inerente ou acordado. A liquidez é o fator que mantém o equilibrio entre valor e preço, e garante que todos os que estão inseridos no mercado possam fazer negócios de maneira justa.

Percebemos que, apesar da liquidez ser universalmente reconhecida como algo essencial para a saúde de uma exchange, uma pequena, mas surpreendente parte da imprensa tem se dedicado a analisar a liquidez de várias exchanges de ativos digitais. Durante o ano passado, e um pouco antes, o volume métrico que mede o interesse comercial nas exchanges tem se tornado pouco confiável. Relatos de “volumes falsos” por parte de algumas das maiores exchanges, arregalaram olhos e chamaram a atenção para perceber que alguns números de volume publicados poderiam estar inflacionados ou manipulados. É por isso que atualmente a liquidez é considerada como a melhor maneira de classificar as exchanges de mercado, e atualmente vários big players da indústria estão se curvando a esta métrica como sua fonte primária de conhecimento.

Então vamos conferir a liquidez de algumas das maiores exchanges de ativos digitais, veja como se comparam e quais vantagens podem ter umas sobre as outras. Existem muitas exchanges no mercado para analisar em apenas um artigo, portanto vamos focar somente nas três melhores, considerando suas taxas de liquidez.

As três exchanges em questão são Binance, HitBTC e Huobi, e a decisão de examiná-las partiu do nosso indispensável Livro de Liquidez Coin360, onde estas três se destacam como as mais predominantes:

CoinMarketCap disponibiliza outro ranking de liquidez, esta classificação calcula a liquidez levando em conta diferentes variáveis de um livro de ofertas de uma exchange, assim como a distância de uma oferta ao preço médio, o tamanho da oferta, e a liquidez relativa do trading pair em questão. Também se usa um algoritmo que determina a média de liquidez mais justa possível de qualquer trading pair dentro das últimas 24 horas, fazendo leituras de mercado em intervalos aleatórios.

Podemos ver que atualmente a HitBTC está em primeiro lugar no ranking de liquidez, segundo o CoinMarketCap:

Binance

Binance é a exchange líder de mercado em matéria de volume produzido dia a dia. Com mais de 1 bilhão de dólares avaliados em criptomoedas circulando todos os dias, Binance rivaliza com as maiores exchanges do mercado no âmbito de atividade diária. Pela perspectiva de um trader, obviamente que a Binance sofreu alguns pequenos contratempos no passado, no entanto, em certa medida, isso é natural dentro do território de ativos digitais. Ao contrário das expectativas, estatísticas de alto volume nem sempre se traduzem em melhores taxas de liquidez, e apesar de que a maioria do volume das exchanges provêm de trades de bitcoin e outras grandes criptomoedas, Binance, atualmente, alcança as marcas mais altas de liquidez em pequenos trading pairs como XLM/USDT, e pares envolvendo o seu próprio token BNB:

HitBTC

A próxima exchange que iremos traçar o perfil é um pouco menor que as outras em termos de volume diário, mas que compensa bastante em liquidez. HitBTC é a exchange melhor classificada no Livro de Liquidez Coin360, e tem se mantido no topo do ranking CoinMarketCap de liquidez desde a sua criação. O Livro de Liquidez é alterado e atualizado constantemente, mas se consultado em qualquer momento irá mostrar algo assim:

Como se pode observar, em termos de liquidez, HitBTC se destaca com uma impressionante onda azul avassaladora em comparação com as outras exchanges. 

Huobi

Huobi tem um peso de volume diário um pouco menor, mas ainda assim impressionante, pontuando apenas alguns degraus abaixo de 1 bilhão de dólares de equivalência no trade diário. Confira a imagem abaixo:

Huobi compete palmo a palmo com algumas das grandes exchanges. Embora o seu mercado se estenda por todo o quadro, este é altamente representado no topo. O seu par mais forte é BTC/USDT, apesar de que as ofertas superam amplamente as solicitações deste trading pair. De qualquer forma, Huobi oferece taxas de liquidez competitivas em quase todos os pares de criptomoedas disponibilizados, mesmo que não estejam sempre dentro das melhores taxas do quadro.    
Então qual é a conclusão que chegamos sobre a atual situação destas três exchanges? Se você escolher qualquer uma delas, provavelmente analisará taxas de liquidez que estarão em algum lugar próximo ao topo do mercado. Se quiser ir mais longe, fica claro que, enquanto Binance e Huboi possuem taxas respeitáveis dentro do quadro, seus números se concentram maioritariamente na potência dos trading pairs. A HitBTC, por outro lado, embora tenha uma quantidade menor no volume diário de trading, possui a liquidez mais diversificada e vantajosa.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!