Putin Elogia, Critica e Pretende Regular as Criptomoedas

O Presidente russo Vladimir Putin comentou sobre as criptomoedas ao reconhecer seu crescimento como um método legítimo de pagamento porém alertou contra seus riscos.

Falando em uma reunião do governo na cidade de Sochi hoje, o presidente russo alertou para “sérios riscos” que acompanham as criptomoedas.

Nas observações relatadas pela RT, Putin reconheceu o crescimento das criptomoedas e a sua adoção na sociedade.

Ele afirmou:

Em vários países, as criptomoedas estão se tornando ou já se tornaram um meio completo de pagamento, bem como um meio de investimento. O uso de delas, ao mesmo tempo, traz riscos significativos.

Na manhã hoje, o primeiro vice-governador do Banco Central da Rússia, Sergei Shvetsov, revelou que o governo russo bloquearia o acesso a sites de câmbio de criptomoedas que ofereçam moedas como bitcoin e ethereum. O banqueiro central explicou que o bloqueio era necessário para proteger os investidores de varejo da volatilidade das criptomoedas. “Nós pensamos que para nossos cidadãos, para as empresas, o uso de tais moedas como um objeto de investimento traz riscos razoavelmente elevados”, disse Shvetsov hoje.

Em citações separadas relatadas pela Reuters, Putin é citado como afirmando:

O uso das criptomoedas traz riscos sérios. Conheço a posição do banco central sobre isso, discutimos várias vezes com o governador do banco central.

Nos comentários relatados pelo Financial Times, Putin elaborou os riscos “sérios” que ele vê inerentes às criptomoedas.

Primeiro, oportunidades para lavar dinheiro obtido criminalmente, evadir impostos e até mesmo financiar o terrorismo, bem como, naturalmente, perpetuar esquemas fraudulentos que, obviamente, podem afetar os cidadãos comuns “.

Putin passou a explicar que as criptografia “são emitidas por um número ilimitado de fontes anônimas”. Em qualquer caso de “mau funcionamento do sistema” ou volatilidade, ninguém seria responsável, o presidente russo Putin acrescentou em sua crítica. “Os usuários das criptomoedas podem ser atraídos para uma atividade ilegal desse jeito. E não há suporte para elas.

Leia Também: Mineração de Bitcoin é Mais Rentável do que Tráfico de Drogas e Armas na Rússia

Sem banir, apenas regular

Os comentários de Putin, por mais significativos que sejam, não mencionaram qualquer proibição das criptomoedas ou ofertas iniciais de moedas (ICOs).

Ao contrário dos caminhos da China e da Coreia do Sul, Putin convocou o banco central da Rússia a criar um quadro regulatório para a adoção e uso de criptomoedas com “garantias legais para trabalhar com instrumentos financeiros inovadores”.

No que diz respeito às coisas, o banco central da Rússia poderia regular o setor em 2018. A presidente do Banco Central da Rússia, Olga Skorobogatova, revelou que a autoridade está trabalhando em uma estrutura que taxará as criptomoedas como bitcoin com a classificação de uma “commodity digital”.