Presidente do Irã ordena que Banco Central regule a mineração de criptomoedas

https://decrypt.co/29840/bitcoin-trading-by-institutions-doubled-this-year-on-binance
(Shutterstock)

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, determinou a órgãos do governo a criação de uma regulamentação para a atividade de mineração de criptomoedas, segundo publicação do ArzDigital na quarta-feira (20). 

De acordo com o site, o anúncio Rouhani, que ocorreu na última terça-feira (19), foi dirigido aos ministérios da Energia, Comunicações e Tecnologia da Informação, e ao banco central do país.

A notícia chega apenas dois dias depois que o parlamento iraniano publicou um projeto de lei que propõe uma rigorosa regulamentação sobre transações com criptomoedas.

Segundo o Coindesk, a nova lei parlamentar exige que as exchanges de criptomoedas que operam no país se registrem primeiramente no Banco Central do Irã (CBI).

De acordo com o site, a exigência é possivelmente uma tentativa de impedir saída de dinheiro em excesso do país. Para infratores, se aprovada, a nova lei prevê multas e prisão por contrabando. 

Mineração e eletricidade no Irã

No fim do ano passado, autoridades iranianas passaram a oferecer recompensa para quem denunciasse a atividade de mineração de bitcoin com uso de energia elétrica subsidiada pelo governo.

Mostafa Rajabi, porta-voz do Ministério da Energia do Irã, prometeu pagar ao denunciante até 20% das criptomoedas que forem confiscadas.

A medida seria porque a região iraniana se tornou alvo de mineradores de bitcoin devido ao baixo custo de energia elétrica.

O governo do Irã subsidia a maior parte de eletricidade fornecida à população. No entanto, um aumento de 7% no consumo chamou a atenção de autoridades locais.

Após investigação, várias mineradores foram pegos usando energia subsidiada pelo governo.

Nova moeda nacional

Devido a alta da inflação no início deste mês o governo do Irã anunciou o corte quatro zeros no Rial, bem como um novo nome da moeda iraniana, que vai se chamar ‘Toman.

A moeda já usada de maneira informal pelos iranianos o os planos para ela já estavam em discussão no governo havia 12 anos.

A nova moeda vai ser usada por dois anos para que a população se acostume e vá fazendo a troca com calma, como foi no Brasil entre 1993 e 1994, como o Real, que sucedeu o Cruzeiro Real.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br