Possível Futuro do Bitcoin: Entenda BIP 148 UASF

Há uma chance de ocorrer uma divisão no Bitcoin no dia 1º de agosto. Um segmento de usuários do Bitcoin comprometeu-se a ativar um soft fork (UASF) conforme descrito na Proposta de Melhoria do Bitcoin 148 (BIP 148 – Bitcoin Improvement Proposal 148). Especificamente, eles rejeitarão quaisquer blocos que não sinalizarem suporte para Segregated Witness (SegWit), a peça central do roadmap do Bitcoin Core.

Se a maioria dos mineradores (pela quantidade de hash) não sinalizar suporte para o SegWit em 1º de agosto, mas pelo menos alguns fizerem, a blockchain do Bitcoin será dividida em dois. Nesse caso, haveria dois tipos de tokens do Bitcoin, um que manterá as mesma características atuais e o outro com as novas características do BIP 148. *(Chamaremos de “BTC 148” e “BTC Legacy”, para melhor entendimento ao decorrer do artigo)

A boa notícia é que cada Bitcoin seria copiado para ambas as blockchains. Ou seja,  se você estiver com 5 Bitcoins no momento da divisão, você terá 5 “BTC 148” e 5 “Legacy BTC” após a divisão. O mesmo vale para qualquer quantidade de bitcoin que você estiver.

A má notícia é que esta divisão de moedas pode ser confusa e arriscada. E se você não tem cuidado, você pode se atrapalhar.

Antes de Agosto

Em primeiro lugar, esteja ciente de que uma divisão na blockchain cria uma situação de alto risco. Existe a chance de que algum tipo de atrito ocorra entre os dois lados, podendo levar incerteza aos investidores, e isso é o que eles menos querem. Portanto, todo cuidado é pouco.

Se você decidir manter seus bitcoins, o conselho mais importante é o seguinte: Certifique-se de que você controle suas próprias chaves privadas.

Se você está armazenando seus bitcoins em uma exchange, bolsa, ou em uma carteira de terceiros como Coinbase, Circle ou Xapo, ou em qualquer outro serviço que contenha suas chaves privadas para você, você pode ou não receber as duas moedas (“BTC 148” e “BTC Legacy”) em ambos blockchains.

Na verdade, se esses tipos de serviços não estiverem bem preparados, poderia haver cenários em que você não obteria as moedas. Até agora, nenhuma empresa deu qualquer tipo de garantia, portanto, o ideal é controlar as chaves privadas da sua carteira.

Depois de Agosto

Se a maioria do poder de mineração sinalizar para a SegWit no dia ou antes do dia 1º de agosto, a atualização do protocolo será ativada sem problemas. Nesse caso, você está bem, mesmo se você não se preparou.

Mas também é possível que a maioria do poder de mineração não acompanhe o BIP 148 UASF no dia 1º de agosto, caso em que a blockchain poderia se dividir. Se você segurar suas chaves privadas, você terá ambos “BTC 148” e “Legacy BTC”.

Se em qualquer ponto no dia ou após 1º de agosto, a chain BTC 148 se tornar a com maior poder de mineração, tanto os nós BIP 148 quanto os nós BTC Legacy passariam para a cadeia BTC 148. Como tal, a cadeia BTC Legacy seria descartada, resolvendo a situação. Teria sido uma divisão temporária, e você estará bem se você estiver com suas chaves privadas. Agora, você pode continuar usando bitcoin como de costume.

Mas a menos que, e até que isso aconteça (ou outros tipos de precauções forem tomadas), existe sempre pelo menos um risco teórico de que a cadeia BTC Legacy possa ser ultrapassada e descartada dessa maneira. Essa chance deve diminuir com o passar do tempo, mas será realista por horas, talvez dias e talvez até mais – mesmo que não sejam encontrados blocos na cadeia BTC 148.

Os nós BIP 148 nunca reconhecerão a cadeia Legacy, então estes não mudarão, independentemente de qual cadeia tenha mais poder hash.

Ataques de repetição (Replay attack)

Em cima da chain do BTC Legacy que está sendo descartada ou da chain BTC 148 desaparecendo, há outro grande risco: ataques de repetição.

No caso de uma divisão da blockchain, as transações em ambos os lados parecerão idênticas. Se uma transação for captada pelos nós do BTC 148 e BTC BTC – por exemplo, porque o destinatário de uma transação retransmite essa transação – a transação pode ser válida em ambas as cadeias. Isso é chamado de “ataque de repetição”.

Como tal, gastar moedas em uma extremidade da corrente pode fazer com que você acidentalmente gaste a moeda equivalente no outro lado da cadeia. Em vez de pagar alguém apenas em BTC 148, você pode inadvertidamente enviar o BTC Legacy também, ou vice-versa. BTC 148 BTC e BTC Legacy são inicialmente “presos juntos”.

A melhor maneira de evitar ataques de repetição é simples: não envie nenhuma transação. Pelo menos não até que seja mais claro para todos a aparência da situação após a divisão.

Após a separação das Blockchains

No caso do BIP 148 UASF, é um pouco difícil dizer o que “depois da divisão da cadeia” realmente significa.

Se a cadeia BTC 148 obtiver mais poder de mineração (maior hash rate), deve ser a única cadeia a sobreviver, e a separação terminará. Todos os BTC 148 simplesmente seriam bitcoins (BTC) novamente.

Mas se isso não acontecer rápido, e mesmo que a cadeia BTC 148 pareça não ativa, uma cadeia de divisão poderia, no mínimo, demorar um pouco. Os mineradores poderiam começar a minerar nessa cadeia a qualquer momento. Como tal, a cadeia BTC 148 pode, em teoria, limpar sempre a cadeia BTC Legacy.

E também há possíveis cenários onde as duas cadeias – BTC 148 e BTC Legacy – coexistem. Além disso, mesmo um cenário em que surgem mais de duas cadeias não pode ser retirado da equação. Nesses cenários, você terá moedas em ambos (ou em todos) os lados da divisão.

Mas, como mencionado, será complicado gastar moedas em uma cadeia sem gastar acidentalmente o equivalente na outra. E a má notícia é que dividir essas moedas pode ser um pouco complexo. (Exigirá moedas recém-extraídas ou duplicadas).

A boa notícia, no entanto, é que algumas exchanges, bolsas e carteiras provavelmente criarão serviços de divisão de moedas e cuidarão da maior parte da complexidade por trás das telas. Você precisaria enviar seus bitcoins para uma dessas empresas, e a ela creditará sua conta com BTC 148 e BTC Legacy. (Eles devem até mesmo reproduzir a transação para você certificar-se de que eles realmente recebem suas duas moedas.) Nesse ponto, se você quiser, você poderá vender ou negociar suas moedas.

Se a divisão persistir, deve haver carteiras para ambas as moedas em breve. Claro, talvez seja necessário atualizar sua carteira existente ou baixar uma nova carteira se e quando isso acontecer. Não aceite quaisquer transações na sua carteira antes que isso seja claro.

Recapitulando

  • Controle suas chaves privadas
  • Evite transações logo após o dia 1º de agosto para evitar dores de cabeça
  • Se continuar com duas blockchains após a poeira abaixar, divida suas moedas em carteiras separadas

Artigo escrito por Aaron van Wirdum

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!