Por que o Bitcoin é a internet do dinheiro na visão de Andreas Antonopoulos

Por que o Bitcoin é a internet do dinheiro na visão de Andreas Antonopoulos
Um dos principais pesquisadores do mundo segue na defesa da criptomoeda (Foto: Arquivo pessoal)

Andreas M. Antonopoulos é conhecido mundialmente por seus artigos e palestras a respeito do Bitcoin e de todo seu ecossistema. O livro “A internet do dinheiro” é resultado dessas inúmeras palestras dadas mundo a fora. O mesmo também é autor de “Mastering Bitcoin“, reconhecido pela comunidade como um dos mais completos livros sobre o funcionamento técnico dessa tecnologia disruptiva.

A internet do dinheiro reúne palestras dadas por Antonopoulos entre 2013 e 2016. O livro se coloca na responsabilidade de organizar essas conferências da melhor forma e de corrigir alguns dados citados pelo palestrante. É essencial relatar o trabalho de tradução muito interessante realizado pela editora EmRede, que reflete fielmente a atmosfera do conteúdo tratado no livro:

“Fizemos uma tradução colaborativa com a participação de 34 pessoas, em um processo inclusivo aonde qualquer pessoa podia se conectar, traduzir e revisar. O trabalho foi remunerado por palavra traduzida/revisada, com o token da comunidade Prospera, o Prosper.”

Bitcoin é mais do que dinheiro

Esse poderia ser outro título para o livro. A internet do dinheiro não fala apenas da aplicação monetária do bitcoin, na verdade, eu diria que esse é o ponto menos tocado, que serve apenas como plano de fundo para os incríveis insights que Antonopoulos desenvolve sobre o tema.

O autor é espirituoso nas ideias e divertido nas provocações. Eis um pequeno trecho dele: “Dizer que bitcoin é apenas uma moeda digital é como dizer que a internet é um telefone chique”.

Este não é um livro só sobre bitcoin, é um livro sobre cibercultura, internet, código aberto, inovação, empreendedorismo, economia e história do dinheiro.

Antonopoulos desenvolve nessas palestras algumas ideias inspiradoras sobre o futuro do Bitcoin, sobre seu conceito e sobre seu impacto antropológico. Inúmeras comparações de inovações do passada são citadas como analogias muito semelhantes ao que acontece atualmente com a descrença em torno do Bitcoin e das criptomoedas.

O especialista desenvolve o assunto de forma fácil e inspiradora, trazendo para o público leigo o entusiasmo que antes só era entendido pelos apaixonados por tecnologia.

Público-alvo

Eu recomendaria esse livro para qualquer pessoa interessada em Bitcoin, novata ou experiente. O livro aborda assuntos filosóficos e traz um entendimento geral sobre o cenário e sobre a natureza dessa inovação.

Não há nada técnico no livro, o que fará qualquer leigo ler e entender sem problemas. Sua simplicidade não o torna redundante para o usuário experiente, pois trata de assuntos pouco discutidos pela mídia e pela comunidade Brasileira.

Também é bom para quem está chegando agora no mundo do Bitcoin, pois reúne ótimas palestras em um lugar só, para que você possa ler e revisar a qualquer momento. O link das palestras oficiais está presente em cada capitulo, mas as palestras estão em inglês e não há legendas em português até o momento.

Acaba rápido

Esse é provavelmente o ponto mais baixo do livro, sua duração. A internet do dinheiro é uma perfeita introdução para os assuntos que aborda, mas não vai além disso. O assunto é muito interessante e inspirador e sua curta duração acaba decepcionando o leitor.

Há também o fato de algumas informações se repetirem em outros capítulos. No entanto, essa repetição é compreensível, pois tratam-se de palestras, e o palestrante costuma repetir alguns dados ao ministrar assuntos semelhantes para seu público novo. Há um volume dois que reúne outras palestras de Antonopoulos, a editora EmRede também pretende publica-lo.

A curta duração do livro talvez acabe ajudando a solidificar o mesmo como uma obra de introdução para novatos, pois sua pouca quantidade de páginas não assusta e permite que o mesmo seja terminado em um dia de leitura. Com certeza seria um bom presente para aquele seu amigo ou parente que não entende seu entusiasmo pelo Bitcoin.

Livro: A internet do dinheiro - Volume um
Autor: Andreas M. Antonopoulos
Editora: EmRedeEditora
Páginas: 124
Preço: 39,90
Vendas: Cripto Planet 

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!