Paralisação do governo Trump afeta regulação de produtos financeiros de criptomoedas

Paralisação do governo Trump afeta regulação de produtos financeiros de criptomoedas

A paralisação que o governo americano está sofrendo devido ao conflito entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Congresso sobre o orçamento também está prejudicando a criptoeconomia mundial, conforme o Coindesk.

Tida como a mais longa da história, a interrupção atingiu todos os órgãos do governo, inclusive as agências reguladoras detentoras das palavras finais sobre novos produtos financeiros, como a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) e a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC).

[O impasse, segundo o G1, ocorre principalmente por causa da verba para o muro que Donald Trump quer construir e que os democratas não querem aprovar. Por conta disso, cerca de 800 mil servidores estão sem receber seus salários]

À medida em que o impasse entre o executivo e o legislativo se estende, novos produtos que estão sob análise das reguladoras também tendem a ficar sem resposta por um breve período, já que fevereiro é prazo final para ser decidido sobre ETFs Bitcoin (fundos de índices comercializados como ações).

Bakkt depende de normalização do governo

Outro mercado de futuros de bitcoin, a Bakkt, cujo lançamento estava previsto para o final de janeiro, também corre o risco de ser adiado mais uma vez devido à paralisação.

Isso porque a Intercontinental Exchange (ICE), controladora da Bolsa de Nova York, ainda não recebeu as aprovações necessárias da CFTC.

No entanto, a demora pelo aval e esta recente paralisação não impediram a Bakkt de construir sua plataforma e de dar andamento no projeto.

Recentemente, a empresa revelou que estava adquirindo ativos pertencentes ao Rosenthal Collins Group (RCG), uma negociante independente do mercado de futuros.

De acordo com Kelly Loeffler, CEO da Bakkt, com a aquisição — prevista para ser formalizada em fevereiro — a empresa acredita que vai melhorar suas operações de gestão de risco e tesouraria, bem como nas operações contra lavagem de dinheiro.

Ele disse:

“Fizemos um grande progresso em dezembro e continuaremos a atender os clientes enquanto aguardamos ‘sinal verde’”.

Outro projeto também está parado

A exchange de criptomoedas ErisX que também pretende ser um mercado regulamentado de Futuros está igualmente em situação de espera de aprovação da CFTC.

A corretora conseguiu levantar quase US$ 30 milhões. Parte dos investimentos partiram nada mais nada menos que da segunda maior bolsa de valores do mundo, a Nasdaq, e de uma das maiores empresas de investimentos, a Fidelity Investments.

Thomas Chippas, CEO da ErisX, disse que apesar da paralisação ele não acredita em rejeição do produto pela CFTC por conta da relação positiva e produtiva com a reguladora.

“Durante esta paralisação do governo continuamos trabalhando no desenvolvimento de plataforma. Estamos ansiosos para que este impasse seja resolvido logo e que voltemos à conversação”, disse o diretor à reportagem.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil. Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!