Para competir com Pagseguro e Cielo, Itaú lança plataforma de pagamento digital

Para competir com Pagseguro e Cielo, Itaú lança plataforma de pagamento digital
Foto: Divulgação/Itaú

O banco Itaú anunciou na terça-feira (13) o lançamento do Iti, uma plataforma digital de pagamento pelo celular que vai estar disponível em julho deste ano. A ideia é poder competir com o Pagseguro e a Cielo.

Segundo Livia Chanes, diretora da instituição, o serviço funcionará mesmo para quem não é cliente e terá isenção de taxas até o final de 2019, conforme publicação do G1.

O padrão de uso de cada usuário será utilizado para definir as tarifas a serem cobradas de cada cliente. De acordo com o banco, o Iti pode ser usado para pagamentos entre pessoas físicas e no varejo, por meio de um QR Code (uma espécie de código de barra digital). O limite é de R$1000 por dia.

Para os lojistas, a taxa cobrada será de 1% de cada transação e o valor, já descontadas as tarifas, cairá imediatamente na conta da empresa.

Segundo Márcio Schettini, diretor geral de varejo do Itaú, “o iti funciona numa lógica de pagamento diferente, com o objetivo de trazer mais benefícios para quem recebe”.

As maquininhas da Rede, credenciadora de cartões do Itaú, terão a opção de exibir o QR Code do Iti para quem quiser utilizar a plataforma digital.

Para efeito de comparação, as maquininhas de cartão hoje cobram 1,99% de taxa em cada transação. A Rede cobra 3,49% para recebimento em dois dias, segundo informações da Folha.

Com o aquecimento da guerra das maquininhas por conta do rebaixamento das taxas pelo Itaú, PagSeguro e Cielo – principais concorrentes – passaram a oferecer pagamento instantâneo aos lojistas.

Chanes diz que o cadastro será feito por biometria. Uma selfie servirá de identificação e, num primeiro momento, não será necessário o envio de documentos.

Também de acordo com o Itaú, o foco inicial do Iti será o de servir como uma conta de pagamentos, mas no futuro serão incorporadas funções como investimentos e créditos.

O próximo produto deverá ser um cartão de crédito ou pré-pago para permitir o uso da conta fora da plataforma digital.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!