Pagamentos com bitcoin têm queda de 80% no comércio: Análise

(Foto: Pixabay)

O uso do bitcoin como meio de pagamento caiu drasticamente este ano, segundo dados da Chainalysis enviados à Reuters. De acordo com a publicação do site na última terça-feira (20) a queda é de 80%, considerando o período entre janeiro e o momento atual.

A volatilidade e a escalabilidade das transações de Bitcoin podem ser um dos maiores motivos na perda de interesse em realizar pagamentos com a criptomoeda, diz a reportagem.

O bitcoin ainda tem oscilações de preço, mas, por um certo período do mês passado, as criptomoedas foram mais estáveis do que as ações tradicionais nos Estados Unidos.

O uso como meio de pagamento é uma das características básicas do bitcoin. Para dar certo, as condições do mercado devem ser atendidas. Porém, para que isso aconteça, o varejo precisa enxergá-lo como um valor agregado para aceitá-lo, diz o site.

No Entanto, um mercado que não se mantém estável — salvo o período entre o início de setembro e a primeira quinzena deste mês — acaba gerando mais ceticismo àqueles que não conhecem a fundo o propósito da criptoeconomia.

O valor dos pagamentos realizados em bitcoins, segundo dados da Chainalysis, caiu para US$ 96 milhões em setembro, ante uma alta de US$ 427 milhões em dezembro do ano passado, diz o site.

A empresa pesquisou 17 plataformas de pagamentos, incluindo a BitPay, uma das maiores no processamento de pagamento de bitcoin no varejo — a maioria dos comerciantes não o fazem diretamente, ao invés disso, usam intermediários como a BitPay para converter bitcoins em moedas fiduciárias.

Recentemente, a BitPay tomou uma série de medidas para tornar o seu serviço mais atraente para os varejistas que desejam proteger os dólares oriundos das vendas, relatou a CCN, que também falou sobre o assunto.

Para isso, o processador de pagamentos adicionou três moedas estáveis (stablecoins, em inglês), a USDC, da Circle, a GUSD, da Gemini, e a mais recente Paxos Standard Token, com o objetivo de oferecer aos comerciantes mais mais flexibilidade e também tentar persuadi-los a permanecerem no mercado de criptomoedas.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!