Os 3 maiores erros que todo trader comete

Foto: Shutterstock

Você pode achar que é um trader experiente, e pode até ter um certo grau de sucesso. No entanto, acompanho traders há mais de duas décadas, sendo alguns deles profissionais de fundos de investimento que administram fortunas de bilhões.

Ao contrário do que muita gente imagina, no mercado tradicional regulado pela CVM, é muito comum o gestor responsável pela seleção da carteira de investimentos delegar a função de compra e venda a um profissional da área. O motivo? Psicologia e táticas de trading.

Quando você monta uma posição, seja ela apostando na alta ou queda de um ativo, automaticamente um vínculo emocional é criado. Por mais que você trabalhe com stops curtos, vira torcedor. A não ser que você seja um mestre zen budista, isto certamente irá atrapalhar no dia-a-dia.

Erro #1: mover stop loss no calor do trading

Você havia planejado sair da posição em caso de uma queda de 8%. No meio do caminho percebe que todas as moedas estão caindo por conta de um discurso patético do Trump. Imediatamente pensa: “nossa, é óbvio que não há acordo de paz nenhum com o Irã… as moedas vão recuperar”. É neste momento que você move o stop pra -15% e passa a perder muito dinheiro.

Sugestão: zere a posição imediatamente, aguarde esta suposta recuperação, e só então entre comprando novamente.

Erro #2: olhar uma escala muito curta no gráfico

A maneira mais fácil de encontrar uma tendência é dando “zoom in”, ou seja, colocando o gráfico em escala de 1 ou 5 minutos. Estatisticamente é mais provável ocorrer uma tendência pois há mais pontos no gráfico. Não havia pensado nisto, correto? Pois é, muita gente comete este erro e acaba operando contra uma tendência mais longa que já vinha ocorrendo.

Sugestão: Amplie o gráfico para um período mais longo antes de tomar a decisão. Quando em dúvida, dê “zoom out”.

Erro #3: utilizar alavancagem

Quem não tem o sonho de depositar R$ 300 e sair com lucro de R$ 3.000? A alavancagem permite isto e é desta forma que Arthur Hayes, fundador da Bitmex, ganha dinheiro. Não, ele não é trader. Ele ganha é com trouxas que caem nesse conto, imaginando que uma alavancagem de 20x ou 50x vai ser o bilhete premiado para a sorte grande. A verdade é que 80% dos traders do varejo perdem dinheiro em operações alavancadas. No Reino Unido, as corretoras são obrigadas a divulgar tal número.

Sugestão: Utilize alavancagem apenas para apostas de short (na queda) ou hedge (proteção). Se você não tem domínio total das ferramentas, evite ao máximo utilizá-las.


Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017, faz arbitragem e trading de criptomoedas, além de ser cofundador do site de análise de criptos RadarBTC.