Oportunidades de arbitragem em Exchanges de criptomoedas

Dicas de trader de bitcoin: como não quebrar operando alavancado com criptomoedas
Foto: Shutterstock

O que é arbitragem?

Traders, independentemente dos mercados que usam para fazer trade, estão sempre procurando uma maneira de obter lucros. Isso é alcançado usando uma ampla variedade de estratégias de trading, dependendo das capacidades e preferências pessoais. Uma das estratégias de mais populares de trading, seja com ações, exchanges ou criptomoeda, é a arbitragem de trading. A arbitragem de trading, em sua forma mais simples, é a compra e venda simultânea de um ativo em locais diferentes, a fim de tirar proveito de uma discrepância de preço.

Agora, enquanto arbitragem de trading é uma grande parte da atividade de mercado, independentemente do mercado em particular, em cripto, dada a sua novidade e o status relativamente baixo da regulamentação, as estratégias de arbitragem são particularmente populares. A chegada da criptomoeda ao estágio financeiro global produziu reações diferentes em todo o mundo. Essas respostas diferentes produziram uma indústria que às vezes é muito favorável à arbitragem.

Como funciona a arbitragem cripto?

Existem diferentes tipos de arbitragem de cripto a serem consideradas, mas a principal arbitragem ocorre entre diferentes Exchanges. Essa é a variedade padrão e a que as pessoas geralmente se referem quando falam em arbitragem cripto. Para fazer isso, um trader precisa identificar duas exchanges que estão vendendo e comprando o mesmo ativo a um preço diferente.

Para demonstrar como é isso, vamos dar uma olhada na oportunidade de arbitragem que descobrimos antes de escrever isso, com duas grandes Exchanges, HitBTC e Poloniex. O ativo em questão é o Grin, uma moeda de privacidade que emprega o protocolo Mimblewimble. Abaixo, você verá o preço de compra do Grin no Poloniex:

O preço é 0,00012327. Em seguida, temos o preço de venda do Grin no HitBTC:

Como você pode ver, é um pouco mais alto aqui, onde está listado em .00015050.

Enquanto lidamos com frações minúsculas de uma bitcoin, quando você calcula a diferença percentual entre essas duas listagens, chega a um bom aumento de 22%. Os traders de arbitragem geram seu dinheiro identificando as pequenas mas importantes discrepâncias de preços em diferentes exchanges e agindo rapidamente sobre elas.

Fazer trading em exchanges de cripto pode ser complicado, no entanto, e apenas porque você identificou uma diferença nos preços de listagem não significa necessariamente que você encontrou uma oportunidade sólida de arbitragem. Além da diferença percentual entre as duas listagens, você também precisará calcular as várias taxas de transação que deverá pagar nas exchanges em questão. Essas taxas variam de uma exchange para outra e podem depender do tamanho da sua transação e da sua posição na exchange.

O Kimchi Premium

Às vezes, as oportunidades de arbitragem não dependem de discrepâncias de preços em diferentes exchanges, mas de discrepâncias de preços em diferentes países. Talvez o exemplo mais conhecido dessa ocorrência seja o que foi chamado de Kimchi Premium. O Kimchi Premium, em homenagem a um prato tradicional coreano, refere-se à oportunidade de arbitragem que se abriu quando a demanda por Bitcoin aumentou acentuadamente na Coréia.

Embora isso tenha acontecido algumas vezes, a maior diferença foi aberta em janeiro de 2018, quando a Bitcoin estava passando por um trading com um prêmio de mais de US$7.000 na Coréia do Sul, em comparação com o resto do mundo. Os traders sul-coreanos e estrangeiros com acesso aos mercados sul-coreanos conseguiram ganhar milhões de dólares em peças de arbitragem comprando bitcoins no exterior e vendendo-os nos mercados locais. Desde então, as regulamentações foram reforçadas na Coréia e o Kimchi Premium foi se esgotando, ​​mas, dado o estado regulatório da indústria e a maneira como os eventos atuais podem interagir com o mercado, é possível que uma situação semelhante possa surgir no futuro, seja ela na Coréia ou em outro lugar.

Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a começar a identificar oportunidades de arbitragem, mas, na maioria das vezes, seu sucesso dependerá da quantidade de preparação e do trabalho que você deseja colocar no rastreamento do mercado e da rapidez com que age. Antes de entrar, seria sensato começar a rastrear o mercado usando todas as ferramentas à sua disposição – você pode começar com o Coinmarketcap e o Coin360 indispensáveis ​​- e identificar possíveis jogadas de arbitragem. Depois de entender a identificação das diferenças de preço e entender os números, trabalhe lentamente com pequenas transações para reduzir o risco inicial. O trading de cripto nunca é uma coisa certa – aja com cautela e boa sorte!

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!