O que são contratos inteligentes em blockchain e quais vantagens para consumidores e empresas

Governo do Mato Grosso faz evento sobre blockchain com IBM, Embrapa e Fiesp
Imagem: Shutterstock

As empresas podem usar vários casos de uso de contratos inteligentes em diferentes setores, incluindo finanças, assistência médica, varejo, entre outros, para simplificar os fluxos de trabalho atuais.

Essencialmente, um contrato é um documento escrito que descreve os termos e condições de um contrato ou parceria de serviço.

Um dos principais desafios que a administração de contratos enfrenta atualmente é a questão da interpretação. Principalmente, o entendimento dos termos, pois pode diferir da interpretação de cada uma das partes envolvidas.

Normalmente, os contratos têm termos e condições complexos que, se mal interpretados, podem resultar em ambiguidade. A questão da ambiguidade requer os serviços de terceiros para fazer cumprir a lei e tomar decisões vitais em caso de desacordo.

No entanto, todo esse processo envolve muita papelada, além do fato de que a resolução de disputas pode ser um procedimento demorado e complexo.

Na era da digitalização, agora é possível armazenar e compartilhar informações importantes online. Consequentemente, o uso de papelada para acordos legais é agora uma prática ultrapassada.

Tecnologias contemporâneas, como blockchain, introduziram contratos digitais comumente chamados de contratos inteligentes. Portanto, neste artigo, exploraremos o que envolvem contratos inteligentes e identificando os seus possíveis casos de uso diário por negócios e consumidores.

Definindo Contratos Inteligentes

Este conceito refere-se à tradução de um contrato, incluindo os termos e condições em um código computacional.

Os desenvolvedores de blockchain escrevem o script usando linguagens de programação, como Java ou Python, de uma maneira que não tem ambiguidade e não requer interpretação.

O código decifra um conjunto de regulamentos que são executados e validados automaticamente. Um exemplo desse tipo de tradução é “se A oferece o serviço, B paga por ele”.

Códigos de contratos inteligentes são adicionados ao blockchain para autenticar o contrato e facilitar as etapas necessárias.

Caracteristicamente, um contrato inteligente é executado automaticamente a partir da instância em que foi inicializado.

Portanto, o principal fator de distinção entre contratos inteligentes e convencionais é o fato de o primeiro não contar com terceiros para sua execução. Em vez disso, um código criptográfico o aplica.

Casos de uso contratos inteligentes

Identidade Digital

Por meio de contratos inteligentes, os indivíduos podem possuir e supervisionar sua identidade digital, incluindo reputação, informações e ativos virtuais.

Esse aspecto possibilita que os indivíduos selecionam o tipo de informação pessoal que revelam para as contrapartes, o que oferece às empresas a chance de conhecer seus clientes sem esforço.

Desafios Atuais:

  • Procedimentos KYC são caros, demorados e não possuem totalidade;
  • Controle reduzido sobre possíveis violações de dados como resultado da dependência de um indivíduo em terceiros confiáveis;
  • A obrigação aprimorada de proteger os dados do usuário cria um único ponto de falha e um alvo para os cibercriminosos.

Vantagens dos Contratos Inteligentes

  • Os consumidores são proprietários e supervisionam suas informações pessoais;
  • As contrapartes não serão obrigadas a manter informações confidenciais nas transações de autenticação, o que minimiza a responsabilidade e facilita o KYC;
  • Conformidade, resiliência e interoperabilidade aprimoradas

Manutenção de Registros

Essa tecnologia tem o potencial de automatizar o arquivamento do Código Comercial Uniforme (UCC), além de digitalizar seus procedimentos de renovação e liberação.

Além disso, contratos inteligentes podem finalizar digitalmente os juros de segurança de um credor na instância de criação de empréstimo.

Desafios Atuais

  • Registros em papel para vários documentos fundamentais de finanças com autoridades;
  • Procedimentos manuais propensos a erros para atualizar ou liberar registros UCC, levam à latência;
  • Informações de arquivo desatualizadas mantidas pelo governo ocupam armazéns e atraem despesas extras.

Vantagens dos Contratos Inteligentes

  • Despesas legais minimizadas por meio de renovação automatizada e liberação de registros digitalizados da UCC;
  • Processos digitalizados, incluindo a solicitação de credores por garantias adicionais e monitoramento de empréstimos;
  • As informações arquivadas tornam-se automaticamente não pesquisáveis/não reproduzíveis quando atingem a data de vencimento.

Gestão da Cadeia de Fornecimento

Essa inovação pode oferecer visibilidade em todas as etapas de uma cadeia de fornecimento.

Por exemplo, os gadgets da Internet das Coisas (IoT) podem escrever um contrato inteligente quando uma mercadoria é transferida da fábrica para as prateleiras dos pontos de venda, oferecendo visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Desafios Atuais

  • Visibilidade reduzida como resultado da aquisição de dados isolados e vontade de divulgar informações apenas para partes interessadas;
  • O requisito de que as informações adquiridas sejam formatadas da mesma maneira para obter valor;
  • Incompatibilidades de informações e gargalos no rastreamento de mercadorias como resultado de isolamentos na cadeia de suprimentos.

Vantagens dos Contratos Inteligentes

  • Simplificação da entrega complicada de sistemas multientidades;
  • Atingir nível granular de monitoramento de inventário e entrega garantem ser potencializadores para o financiamento, seguro e riscos da cadeia de suprimentos;
  • Rastreamento e validação aprimorados para minimizar os riscos de fraude e roubo.

Supervisão de Derivadas

Os procedimentos de pós-comércio podem ser otimizados através da utilização de contratos inteligentes.

Isso elimina os processos repetitivos executados por todas as contrapartes na documentação e autenticação de transações, além de executar o níveis de comércio apropriados e outros eventos do ciclo de vida. 

Desafios atuais

  • Procedimentos ineficientes e demorados, como resultado do serviço de capital ser supervisionado autonomamente por todas as contrapartes para uma grande proporção de derivados OTC (mercado de balcão);
  • Contratos de transação dependentes de papel que possuem termos, acordos comerciais e aprovações pós-negócios.

Vantagens dos Contratos Inteligentes

  • Digitalização da liquidação de passivos durante o processamento ativo de atividades comerciais;
  • Processamento de eventos externos automatizados ou eventos de sucessão;
  • Avaliação em tempo real das posições para rastreamento instantâneo da exposição, enquanto minimiza erros e conflitos.

Processos de Hipoteca

Contratos inteligentes podem digitalizar os procedimentos complicados e manuais dos contratos de hipoteca.

Nesse contexto, essa inovação vincula as diferentes entidades envolvidas automaticamente, facilitando um procedimento sem interrupções e com menos possibilidade de erros.

Desafios Atuais

Os pontos problemáticos do procedimento incluem aplicativos de pagamento, atualização de saldo, desembolsos de pagamento e taxas relacionadas, bem como a liberação de ônus quando a hipoteca é quitada.

  • Interface com procedimentos secundários e dependentes, como registros de terras;
  • Problemas de privacidade como resultado de detentores de valores mobiliários que procuram desmascarar as identidades do mutuário.

Vantagens dos Contratos Inteligentes

  • Liberação digitalizada de penhoras dos registros de terra quando a hipoteca é quitada;
  • Visibilidade aprimorada dos registros do prestador de serviços para todas as partes interessadas, o que facilita a autenticação e o monitoramento de pagamento;
  • Despesas e erros minimizados com a eliminação de procedimentos manuais.

Seguros de Automóveis

Atualmente, os processos no setor de seguros de automóveis é ineficiente. No entanto, contratos inteligentes podem registrar políticas, bem como registros individuais de direção.

Isso tornará possível para automóveis equipados com IoT executar reivindicações iniciais imediatamente após um acidente.

Desafios atuais

  • Vários formulários, relatórios e fontes de informações resultam em erros aprimorados e riscos de desperdício de recursos;
  • Trabalhos duplicados como resultado de prestadores de serviços dedicando recursos de backoffice para validar registros, relatórios e políticas;
  • Avaliações subjetivas durante os processos aumentam os custos, além de causar atrasos.

Vantagens dos Contratos Inteligentes

  • O repositório de todos os segurados inclui registros internacionais de condução, política, tipo de automóvel e antecedentes de relatórios de acidentes;
  • A ‘autoconsciência’ do veículo e a avaliação de danos usando sensores podem executar reivindicações iniciais de seguro ou relatórios policiais;
  • Economias aprimoradas, minimizando o trabalho duplicado para validar relatórios e políticas.

Embora o desenvolvimento e a aplicação de contratos inteligentes ainda não estejam amadurecidos, é evidente que, uma vez que essa tecnologia receba a adoção convencional, ela revolucionará e simplificará os processos de trabalho em diferentes setores.

Não descarte a possibilidade de os contratos inteligentes se tornarem um recurso comum das atividades de negócios em um futuro próximo.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019 atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.

Clique aqui e siga o Portal do Bitcoin no Instagram

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!