O Que Fazer se Você Colocou uma Taxa de Transação Baixa?

1

Para começar, a maioria das carteiras, principalmente as online, tem uma taxa (fee) padrão que é utilizada automaticamente. Caso a da sua carteira seja baixa, é provável que suas transações demorem mais tempo do que o normal.

Se você acidentalmente colocou uma taxa muito baixa, não se preocupe, suas moedas estão seguras e dentro de 2 semanas elas “reaparecerão” na sua carteira. Antigamente eram 3 dias, após a atualização do Bitcoin Core 0.14 foi para 2 semanas.

Uma resposta mais correta poderia ser assim: Quando você envia uma transação com taxas muito baixas, elas permanecem no mempool até que expire; Até que um minerador pegue e confirme em um bloco ou então até que você aumentes as taxas (fee), que será explicado mais adiante.

Como sei qual taxa utilizar?

No momento que este artigo foi escrito, como pode-se observar no site bitcoinfees.21.co, qualquer taxa abaixo de 120 satoshis por byte da transação, não será confirmada.

Se você verificar a sua transação em qualquer site especifico para isso como o blockchain.infoblockexplorer ou smartbit, você verá o tamanho da transação, como mostrado abaixo.

Nesse caso, uma transação com tamanho de 191 bytes, precisaria atualmente de uma taxa de no minimo 22920 satashis, equivalente a R$ 1,50.

Transação Expirada

Desde Bitcoin Core 0.12, existe um tempo de expiração de 72 horas. E quando foi atualizado para o Bitcoin Core 0.14, esse tempo aumento para 2 semanas.

O que acontece é que se a sua taxa não for aceita por nenhum minerador e ficar esperando na mempool por 2 semanas, a sua transação não será concluída e retornará para a sua carteira.

Aumentando as Taxas

Opt-in Replace-by-Fee (RBF) permite que as transações sejam sinalizadas como substituíveis até serem confirmadas em um bloco.

Opt-in RBF é uma alteração no mempool e no código de retransmissão da rede que permite que essas carteiras, opcionalmente, adicionem um sinal às suas transações, informando os full nodes que essas transações podem ser atualizadas (trocadas) até serem confirmadas em um Novo bloco

Durante o período em que as transações estão esperando para ser confirmadas, algumas carteiras gostariam de ser capazes de atualizar essas transações, a fim de aumentar sua taxa, comprimir várias transações em apenas uma, criar coinjoins fundo (para melhorar Privacidade), ou para executar uma série de outras ações úteis.

No entanto, você ou sua carteira tem que primeiro sinalizar a transação para ser substituível.

A criança paga pelo pai – Child Pays for Parent (CPFP)

A criança paga pelo pai é uma forma de adicionar taxas a uma transação fazendo uma outra transação que depende da primeira.

Por que o CPFP não foi usado para RBF?

A criança paga pelo pai (CPFP) não resolve o mesmo problema. RBF permite que o gastador aumente as taxas; CPFP é útil porque permite que o destinatário aumente as taxas.

RBF tem a vantagem sobre CPFP que não requer necessariamente usar qualquer espaço extra do bloco, sendo assim mais eficiente por aproximadamente 30% a 90%.

Isso pode soar um pouco confuso, mas é muito simples. Basta usar a transação que seu gastador acidentalmente colocou taxas muito baixas para com uma transação de taxa mais alta e está feito.

Mas espera. Você pode gastar uma transação que não é confirmada? Sim, é claro, porém a maioria das carteiras não permitem que você faça isso.

Na verdade, o destinatário tem que ser capaz de usar sua carteira de uma maneira avançada.

  • Cesar Augusto Rodrigues de Oli

    Obrigado 🙂

    1FzfYpGtgJe3SN5NHUpcjMSFcgzoMPoVX3 🙂