O que é ICO?

ICO se tornou a nova tendência no mundo das criptomoedas. Entrar em um projeto durante o ICO pode ser um bom começo. A ideia de predefinir criptomoedas ou um token da blockchain evoluiu em um instrumento bem sucedido para levantar fundos para o desenvolvimento de um novo projeto.

O que é ICO?

ICO é a abreviatura de Initial Coin Offering (Oferta inicial da moeda). É igual a um IPO. Isso significa que alguém oferece aos investidores algumas unidades de uma nova criptomoeda ou um cripto-token em troca de Bitcoin ou Ethereum, na maioria das vezes. Desde 2013, os ICOs são freqüentemente usados para financiar o desenvolvimento de novas criptomoedas, levantar capital para que o projeto se torne realidade.

Com o sucesso da Ethereum, ICOs são cada vez mais usados para financiar o desenvolvimento de um projeto de criptografia através da liberação de token que de alguma forma está integrado no projeto. Com este evento, o ICO se tornou uma ferramenta que poderia revolucionar não apenas a moeda, mas todo o sistema financeiro. ICO token pode se tornar os títulos e ações de amanhã.

Como eles funcionam

Os ICOs são normalmente anunciados em vários fóruns de criptomoedas, principalmente no Bitcointalk. O tópico do anúncio contém informações importantes sobre o projeto, como um whitepaper, metas do projeto, cronogramas para o ICO e desenvolvimento do projeto, equipe envolvida, experiência anterior dos membros da equipe, características notáveis ​​do projeto e outros detalhes do ICO.

Os fundos são normalmente coletados em Bitcoin, seja por meio de um endereço público global (caso em que os participantes precisam enviar o Bitcoin de um endereço para o qual eles controlam a chave privada) ou criando contas de cada participante e fornecendo-lhes um endereço Bitcoin exclusivo.

A dinâmica específica de um ICO pode variar. Eles normalmente incluem algumas semanas de arrecadação de dinheiro, pelo menos, e podem até aumentar dependendo da demanda. Ocasionalmente, alguns ICOs, vão limitar o valor máximo angariado. Uma porcentagem pequena de tokens é reservada geralmente para recompenças, campanhas publicitárias e até para os desenvolvedores da moeda.

Uma vez que o ICO é concluído e o projeto lançado, você recebe suas moedas e assim que uma exchange as listar você poderá vender, ou trocar por outras moedas, ou simplesmente guarda-las em sua respectiva carteira.

Pequena história sobre ICO

Talvez a primeira criptomoeda distribuída por um ICO foi a Ripple. No início de 2013, a Ripple Labs começou a desenvolver a Ripple chamado sistema de pagamento e criou cerca de 100 bilhões de tokens XRP. A empresa vendeu esses token para financiar o desenvolvimento da plataforma Ripple.

Mais tarde em 2013, a Mastercoin prometeu criar uma camada em cima do Bitcoin para executar contratos inteligentes (smart contracts) e utilizard tokens nas transações do Bitcoin. O desenvolvedor vendeu um milhão de tokens Mastercoin contra o Bitcoin e recebeu cerca de $1 milhão de dólares.

Várias outras criptomoedas foram financiadas com ICO, por exemplo, Lisk, que vendeu suas moedas num valor em torno de $5milhões de dólares no inicio de 2016.

O mais famoso, entretanto, é a Ethereum. Em meados de 2014 a Fundação Ethereum vendeu ETH no valor de  0.0005 Bitcoin cada. Com isso, eles receberam quase $ 20 milhões de dólares, tornando-se um dos maiores crowdfunding e serve como a base de capital para o desenvolvimento da Ethereum.

À medida que o próprio Ethereum desatou o poder de contratos inteligentes, abriu a porta para uma nova geração de ICO.

FONTEBlockgeeks
COMPARTILHAR
Criador do Portal do Bitcoin. Conheceu o Bitcoin em 2012 mas só foi realmente entender melhor o mercado em 2013. Desde então faz parte da comunidade cripto.
loading...
loading...
  • Edinaldo Gomes

    Muito bom! Obrigado!

  • MAXIMUS

    Então, se eu comprar uma ”parcela” de ICO, que pode estar a 1 dólar hoje, quando lançar e se valorizar bastante eu posso ficar rico? É isso que significa ICO, é um investimento para produzir um produto(nesse caso, uma criptomoeda) que acredito poder se valorizar no futuro e me render lucro?
    Estou com um site aberto aqui, ele pede investimento e em troca vai disponibilizar a moeda, como sei se o site é scam ou não? Se eles produzirem a moeda e lançarem tudo bem se ela acabar tendo valor de 1 centavo, o problema é saber se eles vão fazer.

    • Victor Sá

      É isso mesmo. Você pagará um valor X pela criptomoeda antes do lançamento. Ela pode se valorizar ou não após ser lançada.
      Quando a saber se ela é scam ou não, o que você deve fazer é pesquisar bastante sobre a empresa antes de investir.

      • Esmaily Peixoto

        Mas eu te pergunto, na pior das hipóteses caso haja um insucesso dessas ICOS, isso não prejudicaria o valor de mercado das criptomoedas atualmente? Por que vejo que o retorno dessas ICOS é no longo prazo assim como a maior parte dos investimentos em ações e a maior parte dos investidores de criptomoedas querem um retorno rápido. Te pergunto assim por que vejo que o mercado de ICOS é mais volátil, assim como todo o investimento em ações.

  • Esmaily Peixoto

    Eu tenho observado um ICO diferente para cada vídeo de Arduino e outras
    coisas que gosto no Youtube, também pudera, ando pesquisando muito sobre
    Criptocoins, Mineração e tbm minero Ethereum. Só que bate me bate uma
    dúvida quando a idoneidade, porque VT bonito e identidade visual se tem
    MUITO, Me chamou atenção a ICO DADI, que tem como proposta revolucionar o modo tradicional da computação em nuvem como Amazon Web Services , Microsoft Azure e Google Cloud…

    E outra, a BITCOMO que quer concorrer no Marketing digital, enfim, alguém tem alguma opinião sobre a proposta dessas icos frente as gigantes? Será que estamos numa nova era da popularização dos produtos e serviços por meio da Block Chain? Porque até ICO de gerenciamento de cadeia de alimentos como a FOODCOIN eu já vi, e me bate uma dúvida quanto a proposta e a efetiva execução de um negócio que não depende apenas de levantar capital, ou podem alavancar e solidificar o mercado das criptomoedas atualmente ou no futuro, ou poderão deixar sérias consequências para muitos investidores.
    Enfim, alguém compartilha de um pensamento diferente do meu ou estou falando asneira? huahuahua

  • Vitor Ciarini

    O fim do mundo será uma APP, financiada por ICO… O fim do mundo, deste mundo lento e burro, que com muito sofrimento temos que aturar… Esses eventos tecnos mudarão a face de nossa sociedade… Projetos incendiários que vão ter financiamento porque são muito avançados (que esta sociedade de velhotes medievais nunca financiaram tais avanços) agora terão sua vez porque nós os bagrinhos queremos…

  • Se você comprou Bitcoin a 60 mil, não fique triste você faz parte da
    história da tecnologia. Daqui uns 2 anos todos vamos rir disso.

    Isso aconteceu com muitos:
    Quando do surgimento dos computadores (todo mundo achava que se comprasse um computador poderia fazer coisas mirabolantes)!

    Quando do surgimento dos sites – as famosas empresas.com – pagaram milhões em um simples site, que todo mundo hoje tem um!

    Depois, na era das compras onlines – os famosos e-commerce!

    Agora os falsa “moedas=coin”

    Daqui 2 ou 3 anos surgem outras oportunidades… sempre tem alguém esperto inventando coisas.

    Minha dica: Alguém vai inventar o alimento digital, daí vc não precisa comer de verdade, nem ir ao mercado… massa né.

  • chalie rarper

    não sei se eu entendi bem pelo que parece eu troco meus bitcoin por Tokens de outra moeda que pode tanto valorizar quanto desvalorizar em relação ao bitcoin. não parece nenhum investimento só uma troca de moeda. parece que só quem ganha dinheiro mesmo são os donos das ICO.