Número de traders apostando na queda do Bitcoin chega ao menor patamar de três meses

(Foto: Shutterstock)

O sentimento de baixa em torno do bitcoin atingiu a mínima de três meses, com as shorts positions (operações em que os traders apostam na queda de determinado ativo) colocadas exchange de criptomoedas Bitfinex caíram para o nível mais baixo desde 5 de agosto.

O número de operações shorts caiu para 21.434, o que representa uma queda de 33% nos últimos oito dias. Durante o mesmo tempo, as longs (posições que estão apostando em um aumento no preço do bitcoin) também tiveram um aumento notável de 10%, marcando uma alta de três semanas.

Além disso, as pessoas que estão apostando na alta têm a sazonalidade do mercado ao seu lado. O quarto trimestre do ano é tradicionalmente otimista para os preços do bitcoin, especificamente no mês de novembro. Os dados revelam que o bitcoin só fechou no negativo em 2011.

Olhando para o gráfico abaixo, talvez não seja coincidência que as operações shorts tenham começado sua queda de mais de 30% apenas um dia antes de novembro começar.

Shorts, longs e preço

Quando há um excesso de uma operação short ou long, ela tende a representar condições de mercado de sobrecompra ou sobrevenda.

Apesar da forte queda nas operações shorts, ainda não é possível dizer que houve um aumento significativo dos traders apostando em um forte aumento do preço. Os dados mostram que apenas 53% das posições de alavancagem no Bitfinex são longs, o que significa que 47% são shorts.

A proporção relativamente uniforme mostra que os longs ainda não são um favorito absoluto.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/