Novo Malware Pode Minerar Criptomoedas no seu Computador

1

Foi descoberto um novo tipo de malware e ele é capaz de minerar criptomoedas no computador das vítimas.

Leia Também: Rússia Está Sob Ataque de Malware que Minera Bitcoin

O Malware

A maioria dos hackers que usam malware costumam ir atrás de dados sigilosos ou ter acesso a dados importantes no computador das pessoas, porém, esse malware é diferente. A famosa empresa russa de segurança cibernética, a Kaspersky Lab, descobriu recentemente um novo tipo de malware capaz de se infiltrar em computadores e minerar criptomoedas. De acordo com um artigo recente da Russia Today, a Kaspersky Lab acredita que o malware está sendo espalhado através de métodos mal-intencionados como engenharia social e adware. A empresa de segurança cibernética também estima que 4.000 a 5.000 computadores podem estar afetados por este malware.

A Kaspersky Lab estima que apenas esta rede de malwares ganhou mais de US$ 209 mil principalmente minerando criptomoedas anônimas como Zcash e Monero. A empresa de segurança também acrescentou que esse tipo específico de malware é difícil de ser rastreado por usuários comuns, uma vez que eles podem não saber ou mesmo perceber que seus computadores foram comprometidos por ele.

Leia Também: Os Maiores Roubos de Criptomoedas

BondNet botnet

Um fenômeno semelhante aconteceu em maio de 2017, quando os pesquisadores descobriram uma botnet chamada “BondNet botnet”. Aparentemente, a botnet consistiu em mais de 15 mil máquinas que roubaram o poder de computação para minerar Monero. De acordo com a empresa israelense de segurança cibernética GuardiCore, as principais vítimas deste botnet eram empresas globais de alto escalão, universidades, prefeituras e outras instituições públicas. Os pesquisadores sugerem que o Bond007.01 está operando a partir da China por causa do código que se origina em sites chineses. Os hackers estão explorando uma vulnerabilidade do MySQL para instalar um Trojan de acesso remoto (RAT) e um minerador de criptomoedas. O relatório sugere que o botnet está crescendo em um fator preocupante de 500 máquinas todos os dias. Os especialistas estão culpando isso pela falta de consciência de segurança pelos usuários.

Leia Também: Hacker diz ter Roubado mais de R$ 130 Milhões em Bitcoin

loading...
loading...
  • Marcio Romano

    Ok! Fizeram a matéria e não postaram como fazer uma possivel averiguação?