Nova Geração de Blockchain: Segura Contra Computadores Quânticos

O Centro de tecnologia quântica da Rússia criou e testou uma “Blockchain segura contra computadores quânticos”. Os pesquisadores afirmam que conseguiram desenvolver um sistema de armazenamento de dados distribuído e inquebrável, protegido por métodos de criptografia quântica.

O pesquisador do Centro, Alexei Fedorov, explicou que os computadores quânticos têm poder de computação quase ilimitado e a tecnologia Blockchain que estamos usando hoje é vulnerável a ataques por meio de computadores quânticos. Os computadores quânticos podem testar um grande número de cálculos ao mesmo tempo, o que permite falsificar as assinaturas eletrônicas que assinalam transações na blockchain e fazer alterações nela ou mesmo conceder acesso à rede para outros participantes. Para resolver este problema, Fedorov e seus colegas criaram sua própria versão da Blockchain, que permite o uso de uma criptografia quântica e sistema de transferência de dados quânticos para proteger tais bancos de dados contra hackers.

De acordo com um relatório, esta tecnologia cria blocos especiais que são assinados por chaves quânticas, ao invés de assinaturas digitais tradicionais. Essas chaves quânticas são geradas por uma combinação de rede de distribuição de chave quântica, que garante a privacidade da chave usando as leis da física.

Ela permite o uso de canais de comunicação quântica para transmitir dados sobre transações que são processadas atualmente. Quando todos os membros da rede recebem informações sobre a próxima transferência, eles verificam a confiabilidade dos participantes e coletivamente decidem se vale a pena inseri-la no banco de dados. Para isso, eles comparam os valores obtidos em pares. Este método protege a Blockchain de ser hackeada, uma vez que requer a apreensão de uma parte significativa dos participantes da rede.

Leia Também: Bancos Espanhóis Formam Novo Consórcio para a Blockchain

Instituição Educacional em Singapura Emite Certificados na Blockchain

Teste da Blockchain Quântica

A Blockchain Quântica já foi testada pelo Centro de Tecnologia Quântica da Rússia em um dos maiores bancos da Rússia – o Gazprombank. Eles criaram uma rede quântica de três nós entre os ramos do Gazprombank em Moscou e testaram se um hacker poderia fazer transações falsas na blockchain quântica. De acordo com o relatório, todas as tentativas de adicionar tal transação ao banco de dados foram mal sucedidas.

O Centro Quantum da Rússia agora está trabalhando para expandir para outros bancos russos e internacionais.

Alexei Fedorov e seus colegas comentaram:

“De acordo com as previsões dos especialistas, no meio da década de 2020, cerca de $ 62 trilhões de dólares em serviços serão assinados na Blockchain. O efeito do nosso desenvolvimento pode aumentar significativamente o volume de mercado”

 

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!