Moeda do Facebook não tem nada a ver com criptomoeda, diz Nouriel Roubini

Nouriel Roubini
(Foto: Shutterstock)

O economista Nouriel Roubini, conhecido cético em relação às criptomoedas, afirmou que a moeda que o Facebook está para lançar não é realmente uma criptomoeda.

Em uma entrevista à CoinDesk, Roubini disse que a suposta criptomoeda não tem nada de blockchain. “É tudo privado, controlado, centralizado e autorizado por um pequeno numero de nodes. O que isso tem a ver com criptomoeda ou blockchain? Nada.”

Roubini também disse que, apesar de ainda não terem revelado as especificações de como funcionará a criptomoeda, ele acredita ser muito improvável que eles usem tecnologias comuns de blockchain como Proof-of-Work ou Proof-of-Stake. “Por que eles iriam?”, ele disse.

Por fim, o economista disse que de Blockchain o projeto do facebook só terá o nome, e que muitos entusiastas irão concordar com ele, mas isso não faz dele um apoiador das criptomoedas.

O que se sabe da criptomoeda do Facebook até agora

Em maio, a BBC deu uma matéria informando que o Facebook vem chamando a sua criptomoeda de “GlobalCoin” e já quer começar a testa-la até o final deste ano em pelo menos 12 países.

É esperado que na terça (18) seja feito um anúncio dando mais detalhes sobre as características do projeto.

Também vazou informações que o Facebook estaria criando uma fundação independente para administrar a sua criptomoeda com planejamento de licenciar o direito de operar os nodes da rede.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!