Mineradores Perdem o Primeiro Prazo do BIP 148

2

Os mineradores de Bitcoin em geral perderam o primeiro “prazo” do BIP 148 para evitar uma “divisão” na blockchain do Bitcoin.

À medida que a disputa sobre a escalabilidade do Bitcoin parece estar indo para um clímax, as próximas semanas podem revelar-se fundamentais. Uma das soluções propostas, a BIP 148, está programada para ativar a SegWit no dia 01 de agosto às 00:00 UTC. Como um UASF, todos os usuários que executam um nó BIP 148 começarão a rejeitar qualquer e todos os blocos que não suportem a SegWit pelo “prazo” – ou, talvez com mais precisão, “ultimato” – determinado pelos usuários BIP 148 .

O BIP 148 e o SegWit são atualizações de protocolo compatíveis com versões anteriores, o que significa que os nós não atualizados ainda aceitarão os outros blocos. Portanto, se a maioria do poder de hash de uma forma ou de outra adotar o SegWit antes do dia 1 de agosto, todos os nós atuais seguiriam na mesma blockchain.

Leia Também: Possível Futuro do Bitcoin: Entenda BIP 148 UASF

No entanto, se apenas uma minoria de mineradores ativar o SegWit através do BIP 148, a blockchain se dividiria em dois. Isso resultaria em dois tipos de “Bitcoin”: um que ativou o BIP 148 e um que não, enquanto outros tipos de “Bitcoin” poderiam surgir como resultado. Uma divisão dividida entre os nós BIP148 e os nós não-BIP148 duraria pelo menos até que uma maioria do poder hash se junte à cadeia BIP 148, ou até que a cadeia BIP 148 seja abandonada por todos os usuários e mineradores.

Mineradores essencialmente têm três opções para evitar tal divisão. Esta primeira opção seria ativar o SegWit antes de 1 de agosto através do mecanismo de ativação proposto pelo Bitcoin Core. Isso exigiria 95% do poder hash sinalizando para a atualização dentro de um período de duas semanas. Especificamente, esse período é composto por 2.016 desses blocos sequenciais, o que significa que um mínimo de 1.916 blocos devem indicar suporte. Ou, em outras palavras, se mais de 100 blocos – pelo menos 101 deles – não sinalizarem para a SegWit dentro do período antes de 1 de agosto, esse prazo do BIP 148 é perdido.

Leia Também: BIP91: Uma Possível Solução para o Bitcoin

Ignorando desvios estatísticos extremos ou outros eventos inesperados, o período de dificuldade final para terminar antes de 1 de agosto começou na sexta-feira. E, a partir do primeiro dia e meio de blocos dentro desse período de dificuldade, apenas cerca de metade deles sinalizou o apoio à SegWit. Isso significa que o limiar de 101 blocos que não são de suporte de sinalização já foi alcançado.

Com ainda mais dois prazos do BIP 148, o primeiro era o mais provável de ser desperdiçado. Seu limiar foi o mais difícil dos três para alcançar, pois exigia o maior nível de taxa de hash para ter sucesso. Além disso, uma grande maioria dos mineradores (por força de hash) indica que eles ativarão o SegWit através do BIP 91 em vez disso. Este é o próximo prazo do BIP 148.

Leia Também: SegWit2x Vai Falhar, Diz Desenvolvedor do Bitcoin Core

Este próximo prazo será em 29 de julho. Este é o último dia em que o BIP 91 pode ativar a tempo de ser compatível com o BIP 148. Para isso, 80% do poder de hash deve ter suporte sinalizado para o SegWit2x. Os mineradores devem, no último momento, iniciar a sinalização para o BIP 91, no dia 26 de julho.

Se o próximo prazo do BIP 91 também for perdido, os mineradores terão mais uma chance de evitar uma “divisão”. A maioria do poder de hash teria que ativar o SegWit através do próprio BIP 148 até 01 de agosto às 00:00 UTC.

Alternativamente, a maioria do poder de hash poderia alternar para a chain BIP 148, mesmo depois do dia 1º de agosto, para juntar ambas as blockchains, mas isso provavelmente causará uma interrupção significativa na (s) rede (s) Bitcoin, e potencialmente uma perda de fundos para usuários não cientes dos Riscos.

Artigo escrito por Aaron van Wirdum

Siga o Portal do Bitcoin no Telegram: https://t.me/portaldobitcoin

loading...
loading...
  • Cesar Augusto Rodrigues de Oli

    que zona, não ficou claro, se possivel faça um video e tentar explicar como se eu tivesse 5 anos ou fosse um retardados , obrigado 🙂

  • Alex Rossi Alex Marcenaria

    Se realmente haver a divisão do bitcoin em 2 o valor dele então não vai mais se recuperar então?