Milhares de esquemas ‘pump-and-dump’ com criptomoedas são identificados no Telegram e Discord

Esquemas Pump and Dump são comuns no mercado de criptomoedas (Foto: Shutterstock)

Um estudo acadêmico realizado por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel), da Universidade de Tulsa e da Universidade do Novo México, ambas dos EUA, revelou que especuladores estão manipulando os preços do bitcoin e outras criptomoedas no Discord e Telegram.

De acordo com o relatório, foram identificados 3.767 diferentes grupos de ‘pump-and-dump’ no Telegram e 1.051 no Discord, de janeiro a julho deste ano, e envolveram mais de 300 criptomoedas.

[Esquemas pump-and-dump consistem em inflar determinado ativo de forma artificial para despejá-lo, logo em seguida, em cima dos que estão entrando depois]

As informações constam no artigo “The Economics of Cryptocurrency Pump and Dump Schemes”, publicado em 18 de dezembro pela Social Science Research Network (SSRN), uma plataforma especializada em pesquisas em redes sociais.

O texto diz que examinou uma tática muito conhecida pelos mercados financeiros e tratou o esquema como um fenômeno “generalizado e muitas vezes bastante lucrativo”.

Segundo o artigo, o que mais atrai especuladores são o número de participantes nessas redes extremamente populares — 130 milhões de usuários no Discord e 200 milhões no Telegram.

“A proliferação de criptomoedas e mudanças na tecnologia tornaram mais fácil a realização de esquemas de pump-and-dump”, observaram os autores.

Eles de referem às mais de 2.000 criptomoedas criadas até o momento, conforme dados no CoinMarketCap, em um mercado cujo ambiente não regulado fez com que esses abusos se expandissem.

Criptomoedas com uma importante classificação (capitalização de mercado/volume) é o fator mais importante na determinação dos especuladores aplicarem um pump-and-pump, diz o texto.

“A vulnerabilidade do cenário comercial de criptomoeda é principalmente por causa da falta de qualquer vigilância rigorosa, ao contrário dos mercados de ações tradicionais”, diz um, trecho do artigo.

‘Técnica lucrativa’

O relatório revela que a equipe ‘mediu’ o sucesso do esquema e descobriu que há muita lucratividade por parte dos especuladores quando disseminam as falsas notícias. “Há um um aumento percentual no preço após os esquemas”, diz, acrescentando:

“Cerca de 10% dos esquemas ilícitos chamaram a atenção de investidores e o preço das criptomoedas envolvidas aumentaram em média 18% em apenas cinco minutos.

Isso, considerando que de janeiro a julho de 2018 foi um período em que os preços das criptomoedas e o volume de transações estavam caindo significativamente. Logo, altas como estas foram bastante significativas, diz o Finance Magnates.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!