Mesmo em US$ 4 mil, Ainda é uma Bolha, Diz Peter Schiff Sobre o Bitcoin

Peter Schiff nunca foi fã do bitcoin. Agora está ainda mais rigoroso, dizendo que o bitcoin avançou ainda mais em um território de bolha.

Schiff, que previu a crise das hipotecas de 2008 nos EUA, reconhece o bitcoin como o ouro digital dos idiotas e comparou a criptomoeda com a infame bolha de Beanie Babies.

Além disso, a recente alta do bitcoin não suavizou a visão de Schiff: Pelo contrario, reforçou sua sensação de destruição iminente.

Schiff disse ao CoinDesk:

Há certamente muita alvoroço sobre o bitcoin e as criptomoedas, e esse é o caso das bolhas em geral. A psicologia das bolhas o alimenta. Você se torna mais convencido de que vai funcionar. E quanto maior o preço, mais você se convence que você está certo. Mas não está aumentando porque vai funcionar. Isso está acontecendo por causa da especulação.

Em outras palavras, o impulso ascendente do bitcoin – mesmo o preço mais que dobrando dentro de 90 dias – pode ser um tipo de sonho auto-realizável.

Schiff reconhece que, em certas circunstâncias, as bolhas podem levar a oportunidades comerciais para investidores que não estão vinculados à viabilidade a longo prazo do ativo.

“As pessoas que entram e saem podem ganhar dinheiro”, disse ele. Infelizmente, é mais fácil dizer do que fazer. Ele acrescentou: “A maioria das pessoas nunca sai. A maioria das pessoas simplesmente não vende, por causa da psicologia, e o que acontece com a maioria das pessoas é que eles continuam comprando mais. Então, quando ele falha, eles não apenas devolvem os Lucros de papel – eles devolvem dinheiro real “.

Em uma ampla conversa com o site CoinDesk, Schiff esboçou por que ele ainda está bem, deixando dinheiro de investir quando se trata da classe de ativos criptográficos.

Leia Também: Sinais de Mercado das Criptomoedas Estão Errados, Diz Peter Schiff

“Bitcoin não é dinheiro”

O mais fundamental dos argumentos de Schiff pode ser resumido em uma citação: “O que se resume é que o bitcoin não é dinheiro”.

Schiff, que é um defensor apaixonado e investidor de longa data em ouro, tem uma definição restrita de dinheiro. Simplesmente declarou: “O dinheiro deve ser uma mercadoria”, disse ele.

Enquanto Schiff é claramente um defensor do valor inerente do ouro, ele reconhece um papel para a moeda fiduciária na economia moderna.

De acordo com Schiff, o dinheiro emitido pelo governo funciona porque existem outras coisas valiosas que as pessoas podem fazer com o dinheiro. Todos os seguintes, por exemplo, são verdadeiros da moeda fiat: você pode pagar impostos usando dinheiro fiat; Você pode comprar um seguro denominado em dólares; Você pode comprar títulos denominados em dólares, o que lhe pagará juros em dólares.

Leia Também: Bitcoin Agora Vale Quase 3 Vezes Mais que 1 Onça de Ouro

Na opinião de Schiff, com base neste caso de uso, “as pessoas têm saltado para a conclusão: como os dólares não têm valor intrínseco, eles saltam para a noção de que as criptomoedas podem funcionar. Dois erros não fazem um certo”.

Com base nessa interpretação, Schiff não acredita que Bitcoin possa cumprir essas funções.

Regulação

Nos comentários de Schiff, os usos nefastos do bitcoin são uma das principais razões pelas quais os reguladores irão seguir os operadores em seu mercado.

“O principal benefício do bitcoin – o único segmento da sociedade onde é usado para algo diferente da especulação – é o crime“, disse ele, observando que, quando os cibercriminosos sequestram dados das empresas, muitas vezes exigem seu resgate em bitcoin.

Enquanto Schiff reconhece que os primeiros usuários do bitcoin usaram legitimamente para comprar bens e serviços legais, ele ainda acredita que sua associação com atividades criminosas é um lado negativo.

Schiff também aponta para os riscos de regulação futura pela Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), que recentemente chamou venda de tokens DAO equivalentes à venda de títulos não registrados. Se os grandes atos desse relatório fossem impostos à indústria como um todo, o mercado de ICO de grandes segmentos poderia acabar rapidamente.

O que torna o bitcoin diferente?

Enquanto Schiff expressava ceticismo sobre a criptomoeda, ele é otimista no potencial a longo prazo da tecnologia blockchain.

Mas ele faz uma pergunta interessante sobre o uso de longo prazo para o bitcoin.

“Mesmo se você acredita que a criptomoeda funcionará, como você sabe que, a partir de agora, o bitcoin será o único? Se as moedas digitais podem funcionar, alguém pode encontrar outra. E outra. E outra. E outra. Não há nada de especial sobre o bitcoin que outra criptomoeda não pode replicar e melhorar. Agora, bitcoin é apenas o mais popular porque foi o primeiro “, disse ele.

Para ele, possuir bitcoin é análogo a possuir um único produto fabricado por uma empresa, em vez de possuir o estoque da empresa, o que representa uma reivindicação de propriedade corporativa. (Se você possui uma parcela da Apple, você possui uma reclamação sobre o dinheiro de produtos futuros, não apenas uma porção de um modelo de iPhone.)

Schiff alude a um tipo de dilema de inovadores: muitas vezes, as empresas que são primeiro em um mercado ou são o inovador inicial mais impressionante em um espaço, não são as que são, em última instância, mais bem-sucedidas.

Ou, como Schiff enquadra o problema: “Como sabemos que alguém não vai virar e fazer ao Facebook o que o Facebook fez ao Myspace?”

Se você estender a metáfora de Schiff para o espaço de criptomoedas, as implicações são claras: e se a experiência que o mundo das criptomoedas ganharam com a bitcoin for alavancada na criação de uma criptomoeda mais nova e mais brilhante no futuro?

A desvantagem

Quando solicitado a resumir, Schiff era inequívoco:

“Este é um frenesi especulativo. Agora, isso é uma bolha. É um culto. Quando você está nisso, obviamente, você precisa de mais pessoas para acreditar nisso, porque o preço só pode aumentar se outras pessoas compram. Essa sensação é um esquema de Ponzi natural – muito é simplesmente ganância “.

Essas são palavras muito difíceis para qualquer investidor de bitcoin ouvir – e aqueles que já ouviram tanto dentro como fora do mercado antes.

Então, qual é o conselho de Schiff aos investidores?

Na maior parte, Schiff diz para os investidores de bitcoin que viram ganhos extraordinários para obter alguns lucros: “Se você acha que é inteligente, não tenha medo de tirar 10% da mesa. Não tenha medo de vender no rali. Não ganhe ganância. Não perca todo o seu dinheiro. ”

Embora possa ser decepcionante para os membros da comunidade de criptomoedas ouvir tais críticas, Schiff disse que ainda é “muito simpatizante” com a ideia de uma alternativa de mercado livre às moedas fiduciárias e gostaria muito de ver algo que possa competir com o Dólar americano e os ienes como moeda de reserva.

“Os fãs de criptomoedas com espírito libertário viram que esta era uma maneira de libertar pessoas do governo”, disse ele, concluindo:

“Eu acho que isso terá o efeito oposto. As pessoas vão perder dinheiro. Isso pode realmente se safar, dando aos libertários um nome ruim fazendo as moedas fiduciárias se tornarem algo bom.”

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!