Mercado Livre diz que não proibirá venda de Bitcoin, mas muda política para vendedores

Mercado Livre muda política para vendedores de bitcoin e criptomoedas, mas não proibirá venda
(Foto: Reprodução/Facebook)

Os usuários do Mercado Livre que vendem bitcoin e criptomoedas através da plataforma estão sendo avisados que a empresa vai mudar a política de anúncios. Conforme a empresa, o comércio de criptoativos não será proibido.

A mudança foi anunciada em um email enviado para os vendedores. Um deles repassou a mensagem para a reportagem. O texto diz o seguinte:

“Gostaríamos de informar que, a partir de 19 de março, você não poderá mais anunciar produtos usados nas seguintes categorias: Criptomoedas; Cartões pré-pagos para jogos”.

Assinado pela ‘Equipe Mercado Livre’, o comunicado pede para que o vendedor modifique os anúncios imediatamente, pois “em breve serão proibidos”.

Esclarecimento do Mercado Livre

A mensagem abre para uma interpretação de que novas vendas não serão mais possíveis. Questionada pelo Portal do Bitcoin, a empresa negou a proibição:

“O Mercado Livre esclarece que, a partir de 19 de março, os anúncios de criptomoedas que estiverem ativos no site na condição ‘usados’ serão automaticamente finalizados e novos anúncios somente poderão ser criados na condição de ‘produtos novos’.”

No entanto, a empresa não explicou os motivos para a alteração.

Um vendedor que usa o serviço, mas não quis se identificar, disse à reportagem que ficou surpreso com o comunicado.

“Eu como vendedor fui pego totalmente de surpresa com essa notícia hoje. Vejo isso como um tiro no pé do próprio Mercado Livre, numa decisão totalmente arbitrária e unilateral”.

Após a reposta da assessoria de imprensa da empresa, o vendedor ainda se manteve cético quando a não proibição das vendas. Afirmou que preferia aguardar para ver o que iria acontecer.

“Em nenhum momento houve esclarecimentos ou mesmo alguma razão para acabarem com as vendas. Simplesmente nós como vendedores somos forçados a seguir o que eles querem, fico decepcionado com a falta de transparência que o Mercado Livre tem”, disse.

Não é tão simples e barato

Vários anúncios de vendas de criptomoedas através do Mercado Livre podem ser encontrados por meio de uma simples busca no Google. No entanto, não é tão simples e barato comprar através da plataforma.

Na maioria das vezes, o vendedor exige cópia de documento de identidade do interessado se a compra for via cartão de crédito. Uma selfie segurando o RG ou carteira de habilitação quase sempre é exigida.

Por se tratar de um produto digital, não é cobrado frete, contudo, as criptomoedas são vendidas até 30% a mais que o valor de mercado, que é de onde vem o lucro dos vendedores.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br