Maior Banco do Canadá Testa Blockchain para Pagamentos com os EUA

0

O Royal Bank of Canada (RBC), o maior banco do Canadá, está testando a tecnologia blockchain para transferências de fundos do e para os EUA.

Construído usando tecnologia de código aberto do consórcio Hyperledger, o novo sistema foi implantado há cerca de uma semana como uma camada subjacente ao sistema de pagamentos existente do RBC.

Leia Também: Primeiro ETF de Bitcoin do Canadá

Martin Wildberger, vice-presidente executivo do RBC, disse à Reuters que o que isso permite que o banco monitore os pagamentos em tempo real à medida que eles passam entre os bancos dos EUA e os bancos canadenses, com os benefícios adicionais de simplificar as transações e baixar os custos.

O teste, que foi desenvolvido ao longo dos últimos seis meses no laboratório de desenvolvimento de blockchain da RBC em Toronto, permite que o banco explore o potencial da tecnologia sem substituir completamente o sistema existente.

Wildberger disse:

Queríamos configurá-lo para que possamos demonstrar nossa liderança na exploração dessa tecnologia, ao mesmo tempo em que reconhecemos que a tecnologia ainda está em fase de adoção.

O uso da tecnologia blockchain e do ledger distribuído pode simplificar e aumentar a funcionalidade dos sistemas bancários, continuou ele. Chamando a blockchain de “transformadora e perigosa”, o executivo do banco enfatizou que a tecnologia ainda precisa de tempo para amadurecer.

A RBC também está explorando a blockchain em outras capacidades. Wildberger confirmou à Reuters que o banco estava experimentando como recompensas aos consumidores e ofertas de fidelidade. Linda Mantia, vice-presidente de pagamentos e cartões da RBC, disse à CoinDesk no ano passado que também estava pesquisando o potencial de contratos inteligentes e o uso da blockchain para o mercados de capitais.

Em maio, o Banco Central do Canadá, disse ao jornal local Globe and Mail que há “muitos obstáculos” no caminho da adoção da blockchain para bancos, embora existam potencialidades para que o blockchain sustente todo um sistema de pagamento.

Leia Também: Imaginando um Sistema Financeiro Baseado em Bitcoin: Relátorio do Banco Central do Canadá