Lei vai permitir que bancos da Alemanha vendam e guardem criptomoedas

Parlamento alemão aprovou lei que permite aos bancos vender e custodiar criptomoedas, como o bitcoin

O Bundestag, o Parlamento alemão, aprovou uma lei que permite aos bancos do país vender e custodiar criptomoedas – como o bitcoin – a partir de 2020.

As informações são da agência alemã Handelsblatt e do portal Coindesk.

Com a aprovação, a expectativa é que os 16 Estados alemães sigam o Parlamento e também permitam a comercialização das criptomoedas.

Até então, os bancos alemães eram proibidos de oferecer acesso direto a criptoativos e precisam contar com subsidiárias específicas para esse fim.

Ainda de acordo com a agência Handelsblatt, a nova lei está em acordo com as diretivas da União Europeia contra a lavagem de dinheiro.

“Paraíso cripto”

A novidade foi bem recebida pelos setores empresarial e bancário. Eles acreditam que a nova regulamentação tem potencial para atrair ao país investidores e capitais.

Em outras palavras, eles creem em uma espécie de “paraíso cripto” na Alemanha, devido ao ambiente regulado e favorável a esse tipo de negócio.

“A Alemanha está no caminho de se tornar um paraíso das criptos. O legislador alemão está desempenhando um papel pioneiro na regulamentação de criptotivos”, disse Sven Hildebrandt, chefe da empresa de consultoria DLC.

Segundo a BdB, associação que representa o setor bancário, também ficará mais fácil impedir operações como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

“As instituições de crédito têm experiência na guarda de ativos de clientes e no gerenciamento de riscos, estão comprometidas com a proteção dos investidores e sempre foram controladas pela supervisão financeira”, diz a entidade.

Desde março de 2018 a Alemanha considera o bitcoin como meio de pagamento legal. O país também ajudou a puxar o debate sobre as criptomoedas em solo europeu.

Olhar cauteloso

Outros setores, contudo, fogem da euforia e ainda conservam ressalvas em relação à lei aprovada pelo Bundestag.

“Se os bancos podem vender criptomoedas e mantê-las mediante uma taxa, correm o risco de transformar seus ativos em risco de perda total para seus clientes”, opinou ao Handelsblatt o especialista em finanças Niels Nauhauser.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!