Justiça decreta prisão de dono de pirâmide financeira que chegou a patrocinar o Vasco

Foto: Shutterstock

A 2ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva de Jonas Spritzer Amar Jaimovick, proprietário do grupo de investimentos JJ Invest e acusado de golpe de pirâmide financeira. A informação foi publicada no blog Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta segunda-feira (15).

Jaimovick desapareceu em janeiro deste ano, quando na ocasião ele não conseguiu pagar seus clientes. Com a determinação de sua prisão, ele passa agora a ser oficialmente considerado foragido.

Segundo a reportagem, o valor do prejuízo causado a clientes pode chegar a R$ 170 milhões.

A empresa, localizada em Copacabana (Zona Sul do Rio de Janeiro) chegou a patrocinar o time carioca Vasco da Gama em 2018 com um aporte de R$ 1 milhão. No entanto, logo recebeu notificação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A autarquia havia aberto um processo para que a patrocinadora parasse de oferecer serviços de administração de investimentos. O motivo é que a Spritzer Consultoria Empresarial Eireli – ME, nome empresarial da JJ Invest, não tinha autorização para atuar no tipo de negócio.

Contudo, a advertência era só um dos problemas da companhia que entregava rentabilidade entre 5% e 10% ao mês a centenas de investidores.

Entretanto, a promessa de juros fora do normal, fez com que a empresa se tornasse suspeita de arquitetar esquema de pirâmide financeira e assim passou a ser investigada em inquérito da Polícia Federal.

Pirâmide financeira

A empresa que foi fundada em 2016 chamava a atenção com o alto retorno das aplicações que oferecia e foi isso que acabou levando até ela mais de 3 mil investidores que hoje não sabem o que fazer para ter de volta seu dinheiro.

Além de ter multiplicado investidores, a empresa somou patrocínios aos clubes esportivos em seu currículo. Nem o jogador Neymar foi esquecido. O nome da empresa já esteve estampado no peito do jogador.

Isso ocorreu no jogo beneficente Futebol contra a Fome, que ocorreu no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), e teve patrocínio da empresa que também estampou as camisas de outros atletas presentes, como Vinícius Júnior e Kaká.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!