John McAfee se oferece para criar uma criptomoeda nacional para Cuba

(Foto: Shutterstock)

O criador do antivírus que leva seu nome e um dos maiores entusiastas do bitcoin, John McAfee, se ofereceu para trabalhar de graça para o governo de Cuba no desenvolvimento de uma criptomoeda nacional.

Segundo a Reuters, recentemente o governo de Cuba declarou seu interesse nas criptomoedas como uma ação para aliviar a crise econômica agravada ainda mais por sanções mais severas dos EUA.

No início do mês, no Twitter, McAfee escreveu:

“Cuba está planejando usar uma criptomoeda para contornar os 63 anos de estrangulamento econômico imposto a 14 milhões de cubanos pela insanidade do governo dos EUA. Finalmente, em uma grande escala, a aplicação das criptomoedas no mundo real. Se Cuba quer a minha ajuda, eu estou aqui”.

Para John McAfee é simples

McAfee assegurou a Cuba que um projeto de criptomoeda é simples, mas que não é uma tarefa para qualquer um. No entanto, ele já tem em mente o que fazer, que seria um criptoativo adaptado à realidade do país.

“Você não pode simplesmente criar uma moeda e esperar que ela voe”, disse. E acrescentou:

“Você precisa se basear na blockchain adequada, estruturá-la de modo a atender às necessidades específicas de um país ou situação econômica”, completou.

Contudo, o governo de Cuba ainda não se pronunciou sobre a proposta de McAfee, escreveu a Coindesk. Por isso, ele tem reiterado sua intenção.

“Há provavelmente menos de 10 pessoas no mundo que sabem criar uma criptomoeda, e eu sou certamente uma delas”.

Cuba, Venezuela e Irã

Caso o governo de Cuba aceite a proposta de John McAfee, o país não seria o único a pensar em uma saída econômica por meio de uma criptomoeda. Venezuela e Irã também sofrem duras sanções americanas e veem na criptoeconomia uma alternativa.

Na Venezuela, o Bitcoin tem sido tratado como ouro, pois a imposição de Nicolás Maduro para o uso da criptomoeda nacional Petro não vingou até o momento devido seu controverso projeto.

Já o Irã tem estudado a criptoeconomia desde o início de 2018, tanto que, em dezembro do ano passado, os legisladores dos EUA apresentaram projetos de lei contra os esforços do país em criar uma criptomoeda soberana.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!