Investigada por fraude, Investimento Bitcoin publica artigos contra golpes no Terra e no IG

Investimento Bitcoin publica artigos de alerta contra golpes, mas é investigada por fraude pela CVM

A ‘Investimento Bitcoin’, que está sendo investigada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por possível golpe financeiro, pode estar enganando muitas pessoas com uma nova tática.

A empresa, que promete ganhos impossíveis no mercado brasileiro, publicou artigos publicitários no Terra e no IG com alertas contra pirâmide financeira, um tipo de golpe que ela mesma pode estar aplicando. O objetivo, contudo, é captar novos clientes.

Na tarde da quarta-feira (04), um conteúdo publicitário foi publicado no site do Terra, um dos mais conhecidos no Brasil.

Intitulado “Como ter retorno com bitcoin e fugir da pirâmide financeira”, o artigo discorre sobre a criptomoeda mais famosa do mundo, ressaltando sua descentralização.

Contudo, em seguida, o artigo indica a Investimento Bitcoin com uma plataforma segura para investir e não cair em um esquema de pirâmide.

Praticamente do mesmo modo aconteceu no site IG. Um conteúdo publicitário da empresa investigada foi publicado com seguinte premissa: “Como investir em Bitcoin com segurança e ter rendimentos de até 45% ao mês“.

O artigo alerta: “Para não cair nessa enrascada (Ponzi) e alcançar um melhor retorno é preciso investir por meio de uma empresa reconhecida no mercado, como a Investimento Bitcoin”.

CVM e Conar têm processos em andamento. Contudo, o que se sabe é que a Investimento Bitcoin oferece rendimentos diários fora da realidade do mercado financeiro — típicos de esquema de pirâmide. Se de fato for um golpe, os textos publicitários são a tática do lobo em pele de cordeiro.

Empresa sem informações

Na semana passada, uma reportagem do UOL divulgou mais informações sobre a empresa, visto que em seu site não há não há telefone, endereço, nome dos sócios ou CNPJ.

A reportagem descobriu os nomes dos sócios e o endereço registrado pela empresa: uma casa em São Bernardo do Campo. No mesmo local, mora a mãe de um dos responsáveis pela empresa.

Investimento Bitcoin na TV

A série de peças publicitárias da ‘Investimento Bitcoin’ não para. Ainda tem bastante programas de TV anunciando a empresa, o que sugere que o negócio possui muito dinheiro para publicidade.

No domingo (01), o apresentador Rodrigo Faro novamente divulgou a empresa em seu programa na TV Record, ‘Hora do Faro’.

A empresa promete ganhos de até de 2% ao dia sobre o capital investido, o que sugere uma possível fraude, já que não há produtos financeiros no Brasil que garantam uma rentabilidade como essa.

A ‘Investimento Bitcoin’, cuja plataforma foi criada em 28 de outubro do ano passado, tem investido pesado na divulgação do negócio, anunciando em canais de TV como Record, Band, SBT e sites como IG.

Assessoria de imprensa do Conar confirmou que há um processo em andamento sobre dois anúncios da Investimento Bitcoin — um comercial em televisão e um na internet.

De acordo com a assessoria, o processo foi aberto para que fossem examinadas as rentabilidades oferecidas nos anúncios e em seguida solicitar uma defesa da empresa. O julgamento deverá ter início no começo de outubro. Caso haja ilegalidade, o Conar recomenda a retirada do ar das peças publicitárias.

Investimento Bitcoin e pirâmide

O fato é que negócios como o do Investimento Bitcoin se parecem muito com um tipo de esquema Ponzi chamado ‘high-yield investment program’ (HYIP), que traduzido significa ‘programa de investimento de alto rendimento’.

Nesse tipo de golpe, geralmente a empresa paga os investidores mais antigos com os fundos recém-chegados dos novos, criando uma contabilidade insustentável.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!