Halving do Litecoin: ainda vale comprar?

Halving do Litecoin: ainda vale comprar?
(Foto: Shutterstock)

O que é halving?

Alguns meses atrás falamos sobre o halving (redução na emissão) do Bitcoin quando atingimos a marca de 17 milhões de moedas mineradas.

O processo de redução na emissão dos Litecoins em circulação é muito similar: ocorre a cada 840.000 blocos minerados, aproximadamente 4 anos.

O limite total de emissão do Litecoin é de 84 milhões de moedas e atualmente existem cerca de 62,9 milhões em circulação, ou 75% do total.

O prêmio atual que o minerador recebe pelo bloco é de 25 Litecoins e isto será reduzido em 50% a partir de 05 de agosto de 2019, no bloco 1.680.000

Qual o impacto no preço?

Repare no gráfico abaixo (preço em dólar) que antes do halving houve um pico, porém após a data não tivemos grandes emoções.

É difícil dizer o que irá acontecer em termos de preço, pois este evento só ocorreu uma única vez na história do Litecoin, em agosto de 2015.

(Imagem: CoinMetrics)

O que isso muda na minha vida?

Na teoria, se você não é minerador, nada é alterado. No entanto, você deve levar em conta que a maioria destes mineradores regularmente vende estas moedas que recebiam de prêmio.

Esses 15.600 Litecoins diários vão passar a ser 7.800, ou seja, reduz uma pressão vendedora. Estes mineradores precisam pagar contas de luz, manutenção e a própria compra dos equipamentos. 

Deveria subir neste período?

Embora seja positivo no aspecto de reduzir a pressão vendedora, ao mesmo tempo há uma queda no interesse dos mineradores em continuar trabalhando a moeda.

Muitos vão simplesmente trocar por outras que utilizam o mesmo algoritmo Scrypt, como Verge (XVG) ou Digibyte (DGB).

No entanto, dado que o Litecoin é muito maior do que estas competidoras em termos de mineração, devemos assumir que a maioria irá continuar.

Este evento já estava programado e não deve ser um ‘fator surpresa’ para ninguém. Por este motivo, não esperamos impacto em termos de preço.

Quais fatores causam alta?

Tudo resume-se à demanda. Se o total comprado por dia permanecer mais ou menos como era antes do halving, o mercado aos poucos deve se ajustar e buscar um patamar mais alto de preços.

A verdade é que Litecoin compete com diversas outras moedas como Ripple (XRP), Bitcoin Cash (BCH), Stellar (XLM), Dogecoin (DOGE) e Bitcoin Gold (BTG).

Quanto mais entregarem em termos de parceria e tecnologia, maiores chances da moeda subir.

É pra ignorar o halving?

De forma alguma. Se por algum motivo o hash power (poder de mineração) da moeda cair muito após o halving e não retomar nas semanas seguintes, trata-se de uma sinalização muito ruim.

Se os mineradores estão abandonando o barco, sinaliza que investidores de médio-longo prazo não estão acreditando no potencial da moeda.

Dá pra acompanhar isso diariamente no BitInfoCharts.

Sobre o autor

Marcel Pechman atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde maio de 2017 faz arbitragem e trading de criptomoedas, além de ser cofundador do site de análise de criptos RadarBTC

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!