Hackers Fazem Cidade Americana Refém e Pedem Resgate em Bitcoin

Foto: Pixabay

Hackers atacaram o sistema de computadores da cidade de Atlanta, Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, na quinta-feira (22) e estão pedindo US$ 51 mil em Bitcoin para ‘devolver’ o comando dos computadores. A prefeita Keisha Bottoms se pronunciou logo após os fatos, de acordo com o site Digital Trends.

Segundo o site CBS46, os hackers enviaram uma nota que informava como a ‘vítima’ deveria proceder:

“Envie 8 Bitcoins para cada computador ou 6 Bitcoins para todos os computadores (o equivalente a cerca de US$ 51 mil). Depois que os bitcoins forem enviados deixe um comentário em seu site com o nome do responsável. Eles então responderão ao comentário com um software de descriptografia. Quando você o executar todos os arquivos criptografados serão recuperados”.

As autoridades municipais não disseram se pagarão o resgate, mas estão circulando perguntas sobre como essa invasão de dados aconteceu.

Hackers já estão sendo procurados pelo FBI

Os criminosos fizeram o ataque usando um ransomware de nome SamSam. Esse tipo de programa restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que este possa ser restabelecido.

O Departamento de Segurança Interna da cidade e o FBI estão trabalhando para calcular os danos causados e tentar recuperar o sistema mantido como refém. Funcionários da Microsoft e autoridades de segurança cibernética da Cisco também cooperam nas investigações.

“A equipe de gerenciamento de informações de Atlanta está trabalhando cuidadosamente com o apoio da Microsoft para resolver o problema”, afirma a conta oficial da cidade no Twitter.

“Estamos confiantes de que nossa equipe de profissionais de tecnologia poderá restaurar o sistema em breve. Nosso site da cidade, Atlantaga.gov, permanece acessível e forneceremos atualizações conforme as recebermos. ”

Ao primeiro conhecimento sobre o ataque, a prefeitura informou a população que enfrentava interrupções em vários programas internos voltados para o cidadão, como o acesso para pagamento de contas.

Na mesma ocasião, informou também que o ataque afetava os ‘sistemas urbanos’. O aeroporto, a segurança pública, a folha de pagamento e as operações de água não foram afetadas.

Porém, a investida criminosa foi detectada pela primeira vez às 5h40min do mesmo dia por funcionários da Segurança Interna. O diretor de operações da cidade, Richard Cox, falou sobre o caso em uma coletiva de imprensa:

“A investigação em andamento determinará se dados pessoais ou financeiros foram comprometidos. Como precaução, pedimos que todos os funcionários tomem as medidas apropriadas para garantir que seus dados não sejam prejudicados. A cidade aconselha os funcionários a monitorar e proteger informações pessoais. Nos próximos dias daremos mais suporte se caso necessário”.

Prejuízos para a cidade

Segundo o New York Times, a prefeita Keisha Lance Bottoms disse que Atlanta sofrerá com um impacto financeiro por conta do ataque, que é provavelmente o maior do tipo na história da cidade.

“Certamente está nos custando muito dinheiro porque estamos sem operar nosso sistema. Mas a cidade está preparada para realizar uma atualização massiva de segurança para prevenir situações semelhantes no futuro”.

Leia também: Artista Esconde Bitcoin Para Quem Conseguir Decifrar Seus Quadros

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br