Hacker diz ter tido acesso a dados de clientes da Binance; CEO diz ser falso

(Foto: Shutterstock)

Um usuário com pseudônimo “Guardian M” criou um grupo no Telegram onde afirmou ter hackeado a Binance e conseguido pelo menos 60 mil fotos de clientes com suas identidades. O hacker enviou algumas fotos no grupo como comprovação.

Em nota oficial, a Binance informou que um indivíduo os ameaçou e está cobrando 300 BTC para não divulgar dados dos clientes e frisou que as informações que circulam no Telegram não correspondem aos dados do próprio sistema interno da Binance e, como tal, não há evidências até o momento para mostrar que elas vêm diretamente da exchange.

“Essas imagens não contêm a marca d’água digital impressa pelo nosso sistema”, disse a empresa. “Nossa equipe de segurança está trabalhando duro, buscando todas as possíveis pistas, na tentativa de identificar a origem dessas imagens, pois ainda não está claro onde elas foram obtidas.”

Em reportagem, o Coindesk disse ter tido acesso a mais de mil fotos de clientes. O site conseguiu contactar algumas das pessoas e dois deles confirmaram a autenticidade das imagens e que eles enviaram tais imagens para a Binance em 24 de fevereiro de 2018.

Um dos que confirmou também enviou um print com o histórico de login da exchange, quando registrou a conta pela primeira vez e mostrou uma foto salva em seu smartphone com data de 24 de fevereiro de 2018. O Coindesk afirmou que a imagem é idêntica a que está circulando no grupo.

Uma terceira pessoa contactada pela reportagem aparentemente teve sua foto adulterada. Apesar do rosto semelhante, as informações de endereço estavam incorretas. Após uma análise de error-level na foto, foram encontradas inconsistências que sugerem que ela foi modificada.

A Binance diz acreditar que as imagens vazadas fazem parte de um vazamento anterior, do início de 2019, onde o hacker também pedia 300 BTC e afirmava ter fotos e documentos de clientes de diversas exchanges.

Por fim, em busca de mais informações sobre o hacker, a Binance oferece recompensa de até 25 BTC para quem puder fornecer qualquer informação para ajudar a identifica-lo.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!